Vítima de 31 anos caiu de uma altura aproximada de oito metros; resgate mobilizou Corpo de Bombeiros e SAMU e ocorreu em área de difícil acesso.
Um homem de 31 anos ficou ferido após cair de uma cachoeira com cerca de oito metros de altura, no interior do município de Pinto Bandeira, na tarde desta terça-feira. A ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves às 19h 30 min do primeiro dia do ano, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Leia também Motociclista com traumatismo craniano após queda no Municipal em Bento
O chamado foi registrado pelo telefone de emergência 193, informando a queda da vítima em local de difícil acesso. Diante da situação, os bombeiros solicitaram apoio do SAMU e se deslocaram até um ponto de encontro previamente definido, nas proximidades da igreja de Pinto Bandeira, onde uma pessoa aguardava para conduzir a equipe até o local da ocorrência.
A viatura seguiu até o ponto mais próximo possível de acesso e, a partir dali, a guarnição prosseguiu a pé, transportando os equipamentos necessários até o topo da cachoeira. No local, a equipe contou com o apoio de uma técnica de enfermagem da ambulância da Prefeitura, que já havia realizado a avaliação inicial da vítima.
ACOMPANHE AS NOTICIAS PELO CANAL DO WHATSAPP
O homem apresentava deformidade no membro superior esquerdo e no membro inferior esquerdo, além de escoriações na região do tórax. Com o auxílio de amigos, ele foi imobilizado e colocado em prancha rígida. Para garantir a segurança da operação, os bombeiros realizaram a ancoragem com cordas, permitindo a descida da equipe até a vítima e a posterior retirada.
Após o acesso, a vítima foi colocada em maca envelope e removida até o topo da cachoeira. Em seguida, recebeu atendimento da equipe do SAMU, sendo medicada ainda no local. O resgate prosseguiu por uma trilha em meio à mata, por cerca de 70 a 100 metros, até a viatura, onde o homem foi repassado à unidade avançada do SAMU e encaminhado ao Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves.
Uma amiga da vítima, que também estava no local, foi retirada da área, avaliada pelo SAMU e liberada, pois não apresentava ferimentos. Já a namorada da vítima, de 18 anos, relatou que o grupo era composto por cinco pessoas e havia iniciado a descida da cachoeira após o meio-dia. Segundo ela, por volta das 17h30, durante o retorno, o homem escorregou e caiu.
Ainda conforme o relato, o grupo tentou acionar socorro, mas não havia sinal de telefonia no local. Diante disso, eles se deslocaram até encontrar um motociclista, que conseguiu acionar o Corpo de Bombeiros ao alcançar uma área com sinal de celular.





