Bolsão de ar extrememente quente da Argentina e Paraguai favorece temporais no sul do Brasil

2015-04-10_190211

 

Massa e ar quente de até  46ºC  favorece os temporais nesta semana  no  Brasil

Uma massa de ar extraordinariamente quente sobre o Norte da Argentina e o Paraguai contribui para a formação de nuvens de temporais sobre o Sul do Brasil com tempestades que, isoladamente, são fortes a severas com queda de granizo de variado tamanho e vendavais, alguns potencialmente fortes a intensos e com danos. A temperatura atingiu 45ºC na Argentina e passou de 46ºC no Paraguai na tarde desta segunda-feira.

A massa de ar extremamente quente repercutia em áreas mais a Oeste do território brasileiro. No Mato Grosso do Sul, perto da fronteira com o Paraguai, a temperatura na tarde de hoje chegou a 42,5ºC em Porto Murtinho. No Paraná, a máxima em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do estado, atingiu 38,4ºC.

Mesmo no Rio Grande do Sul, onde grande parte do estado estava com chuva e raios, o ar quente trouxe forte calor. A massa de ar superaquecida avançou sobre a Fronteira Oeste e o extremo Noroeste gaúcho com aberturas de sol, elevando acentuadamente a temperatura que atingiu 34,4ºC em Porto Vera Cruz e 32,1ºC em Porto Xavier.