Black Friday: veja dicas dos especialistas para não cair em golpes

2015-04-10_190211

Confira os cuidados que o consumidor deve tomar para evitar dor de cabeça na hora das compras

Nesta época do ano, são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam comércio eletrônico,, promoções falsas enviadas por emails, SMS e mensagens de WhatsApp, além da criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais

Procon recomenda que a pessoa não clique em links recebidos por email, por WhatsApp ou por mensagens de texto. É o consumidor que deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais da empresa

Além disso, é preciso conferir os dados da empresa/vendedor antes de qualquer compra ou contratação. Observe se a empresa tem endereço físico e consulte o CNPJ no site da Receita Federal, a fim de verificar se ela foi criada há poucos dias.
Ao final da compra, na hora de realizar o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes, como o nome da empresa, data e CNPJ: Ao pagar via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido atentamente.

O Procon também lembra que o cliente tem seus direitos garantidos após a compra. Caso haja arrependimento em relação à aquisição online, o Código de Defesa do Consumidor determina a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

No caso de problemas como atraso, não entrega ou outras questões, o cliente deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. Caso não consiga uma solução, pode procurar o Procon no atendimento online ou presencial

As recomendações da Febraban para evitar golpes:
1) Tenha cuidado com compras online
prefira sites conhecidos para as compras e procure verificar a reputação de sites não conhecidos em comentários de clientes;
nunca use computadores públicos ou de outras pessoas para efetuar compras, nem coloque seus dados bancários;
sempre utilize, em seu computador ou smartphone, softwares e aplicativos originais e mantenha um antivírus atualizado;
verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo ecommerce e desconfie quando existem poucas opções;
confira políticas de troca e de devolução das lojas.
2) Atenção nas redes sociais e com perfis falsos
nunca preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday;
verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores.
3) Fique atento na hora de pagar
desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto;
se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro;
se for pagar com boleto, confira o nome da empresa beneficiária que aparece no aplicativo ou site do banco no momento do pagamento;
prefira usar os cartões virtuais para fazer suas compras online;
se for fazer uma compra presencial, confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha
verifique se o cartão devolvido é realmente o seu cartão.
4) Cuidado redobrado com links
ao usar sites de busca, verifique cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar;
tenha cuidado com emails de promoções que tenham links;
Ao receber uma mensagem não solicitada, ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea.