Bill Gates previu o fim do escritório físico depois da pandemia

2015-04-10_190211
PARIS, FRANCE - APRIL 16: Co-chairman and co-founder of the The Bill and Melinda Gates Foundation, Bill Gates speaks to the media after his meeting with French president Emmanuel Macron at the Elysee Palace on April 16, 2018 in Paris, France. (Photo by Chesnot/Getty Images)

Em um podcast lançado em dezembro de 2020 o magnata fez algumas previsões que estão se confirmando

Bill Gates lançou um podcast no final de 2020. Já no primeiro episódio conversou com num infectologista Anthony Fauci e, como sempre está à frente de das tendências , deu a dica do que vai se tornar o “normal” e se perpetuar depois da Covid-19. Seis meses depois da primeira conversa, algumas tendências se confirmaram.

Reuniões remotas é o novo normal
O que antes da pandemia poderia ser considerado um descaso com clientes, agora se tornará rotina, antes de tudo em respeito ao tempo precioso do cliente. Assim como a segunda guerra mundial trouxe para o “normal” a força de trabalho das mulheres nas mais diversas áreas, antes consideradas redutos masculinos, e que se mantiveram , mesmo depois da grande guerra acabar, hoje devemos nos perguntar “Eu preciso realmente estar lá fisicamente”?, questiona o grande ícone da internet.

Compartilhamento de escritórios físicos
Com a maior adesão ao trabalho remoto, as empresas precisarão menos dos escritórios. E isso poderá impactar diversas decisões, inclusive imobiliárias. “Acho que as pessoas vão menos para o escritório. Você pode até mesmo dividir os espaços com uma empresa – de atuação diversa – em que os funcionários usem salas, ou dias ou horários diferentes”, sugere.

Investimento em softwares eficazes
Não só a ideia de uma reunião à distância parecerá mais natural, mas Gates também prevê que as ferramentas para fazer isso logo serão muito melhores do que as que usamos agora. “O software era meio desajeitado quando tudo isso começou, mas agora as pessoas estão usando tanto que ficarão surpresas com a rapidez com que inovaremos”, prevê.