“As mulheres e a literatura”, tertúlias sobre as autoras no Vestibular UFRGS 2019, é um ciclo de quatro encontros ministrado por Jéssica Araldi, que inicia neste sábado, 8, às 9h30, na Biblioteca Pública Castro Alves, com entrada gratuita. O livro que será abordado é “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista brasileira.
Também foi a primeira mulher a ser aprovada em um concurso público no Maranhão e foi graças ao reconhecimento do seu trabalho como professora que conseguiu espaço e reconhecimento social para publicar em 1859 o romance “Úrsula”. Nele e em outros textos de sua autoria encontramos uma forte crítica sobre a escravidão feita ainda durante o período escravocrata.
Os próximos livros serão “Poemas”, de Florbela Espanca, “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, e “A hora da estrela”, de Clarice Lispector. De acordo com Jéssica, “a proposta das conversas é nos debruçarmos na produção literária das mulheres, visto que a história da literatura brasileira e mundial a presença de escritoras sempre foi menor e menos estudada”.
Confira abaixo a programação “As mulheres e a literatura”, tertúlias sobre as autoras no Vestibular UFRGS 2019:
Quinta-feira – 13/12: Florbela Espanca: Poemas – Horário: 14h
Sábado – 15/12 – Carolina Maria de Jesus: Quarto de despejo – Horário: 9h30
Quarta-feira – 19/12 – Clarice Lispector: A hora da estrela – Horário: 15h
Notícia Anterior: 04/12/2018
Próxima Notícia: Sindmóveis prepara participação expressiva na Fimma Brasil 2019