Bento Gonçalves voltou a registrar recuperação na geração de postos de trabalho

2015-04-10_190211
OECON mostra recuperação na geração de empregos depois de fechar março com saldo negativo
Município fechou abril com saldo positivo de 127 vagas
Depois de fechar março com saldo negativo de empregos, Bento Gonçalves voltou a registrar recuperação na geração de postos de trabalho. Segundo o mais recente boletim do Observatório da Economia (OECON) do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), o município finalizou abril com saldo de 127 vagas positivas – mesmo número de fevereiro deste ano.
A performance, a partir dos dados analisados do Novo Caged, se deve principalmente ao setor de serviços. O segmento foi responsável pela criação de 123 vagas, com a área de alimentação sendo a maior geradora de oportunidades (+23), seguida de perto por serviços de escritório (+20), educação (+19) e TI (+18). O comércio contribuiu com a criação de 35 vagas e a construção civil, com 16.
Por outro lado, a indústria registrou seu terceiro mês consecutivo de retração, desta vez fechando 47 postos de trabalho – ainda assim, o segmento mantém saldo no azul entre janeiro e abril deste ano, com 150 postos positivos.
No acumulado do ano, Bento computa a geração de 727 vagas, sendo o 16º mais bem posicionado no Rio Grande do Sul, com grande contribuição do setor dos serviços (440) para tal desempenho. Já o volume de empregos formais no mês (47.828) é 1,5% maior ao de dezembro de 2021 (47.101), alcançando o maior volume da série até então. “Há uma estabilidade no total de empregos formais, considerando janeiro a abril de 2022, cenário semelhante ao identificado no mesmo período de 2021”, pondera o membro do OECON Fabiano Larentis, autor do boletim.
No estudo, ainda são apresentados os números de MEIs, além de dados de empregos do Estado e do país.
 Confira o estudo completo feito pelo  Observatório do CIC