No comparativo com janeiro de 2020, o crescimento foi de 35%.
Depois de registrar, em dezembro, um saldo negativo de empregos de 204 vagas formais de trabalho, Bento Gonçalves voltou a contabilizar nova alta em janeiro. Segundo os dados do Novo Caged, o município encerrou o primeiro mês de 2021 com impressionantes 855 postos de trabalho. A performance foi a quarta melhor do Rio Grande do Sul, apenas Vacaria, Caxias do Sul e Novo Hamburgo ficaram à frente. O crescimento registrado supera marcas de meses pré-pandemia. No comparativo com janeiro de 2020, o crescimento foi de 35%.
Segundo a análise do Observatório da Economia do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (OECONCIC-BG) os números foram impulsionados, principalmente, pela indústria, com um saldo de 576 empregos, seguido pelo setor de serviços, com 245. Na área industrial, as maiores contribuições vieram dos setores moveleiro (+155), alimentício (+135) e de bebidas (+107), enquanto no segmento de serviços o principal responsável pelo desempenho foi a área de serviços de escritório e apoio administrativo (+179).
O primeiro mês de janeiro de 2021 encerrou registrando um total de 45.524 empregos formais, em Bento Gonçalves. O dado se aproxima do maior indicador já registrado na série histórica, em 2014. Esse número também é quase 2% superior a 2020, mesmo com a atual situação de pandemia.
Devido ao recrudescimento da pandemia em fevereiro deste ano no país, a expectativa de quebrar o recorde histórico, no total de vagas de trabalho com carteira assinada – projeção para o mês de março seria alcançar 46 mil registros – muito provavelmente não será atingido.