Bento Gonçalves sedia a Semana Olímpica Nacional da Matemática

2015-04-10_190211
 A competição está acontecendo pela primeira vez  na cidade e encerra na sexta, 26, com premiação de 180 estudantes vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze
A Serra Gaúcha é palco, nesta semana, da 27ª edição da Semana Olímpica da Matemática. O evento, que faz parte do calendário da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), é anual, e desta vez, tem o Dall Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, como sede nacional.
O ponto alto da Semana Olímpica será na noite de sexta, dia 26. É quando os 180 estudantes vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze na OBM de 2023 receberão as suas premiações. O evento terá o encerramento no sábado, dia 27.
Desde domingo, mais de 200 participantes, entre eles os premiados na OBM, participam de aulas e de uma série de palestras. De acordo com a organização do evento, trata-se de aulas avançadas de Matemática, com orientação acadêmica com professores do Brasil inteiro, especialistas especialmente em treinamento para competições de Matemática, além de muita interação, que vai além da sala de aula.
Participam da Semana desde alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até estudantes universitários. É um evento itinerante, e que neste ano tem o Rio Grande do Sul como anfitrião.
Participação de Bento Gonçalves
A rede pública de ensino está participando do evento com os professores Rafael Zanovelo Perin e Bruna Stail, da EMEM Alfredo Aveline e quatro alunos: Marco Antônio Grando, da EMEM Alfredo Aveline, Júlia Bertan de Lima, da EMEF Vânia Medeiros Mincarone, e Pedro Henrique Lorenseti e Miguel Lorenseti, da EMEF Agostino Brun.
 Sobre a Olimpíada

A Semana Olímpica é um evento anual que ocorre desde 1998 como parte da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Durante essa semana, estudantes medalhistas da competição têm a oportunidade de participar de aulas avançadas de Matemática, assistir a palestras de orientação acadêmica e interagir com outros jovens em atividades de lazer.

O evento é aberto a estudantes desde o 6º ano do Ensino Fundamental até universitários. As aulas são ministradas por professores experientes em treinamento para competições de Matemática, vindos de diferentes regiões do Brasil. Além das atividades acadêmicas, a Semana Olímpica também proporciona uma oportunidade para os participantes compartilharem interesses e construírem amizades com estudantes de todo o país.

O encerramento do evento é marcado pela Cerimônia de Premiação da OBM, onde os vencedores das medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas (cerca de 180 alunos) do ano de 2023 são reconhecidos.