Bento Gonçalves perdeu 477 vagas de trabalho formal em 2020

2015-04-10_190211

A Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho apresentada à comunidade de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia (ME). Nesta Carta, são apresentados os dados referentes aos meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril de 2020 para Bento Gonçalves. Seguindo a definição usada pelo sistema RAIS/CAGED, são usados os termos Saldo: diferença entre Admitidos (início de vínculo empregatício) e Desligados (fim de vínculo empregatício). O saldo positivo indica a criação de novos postos de trabalho, enquanto o saldo negativo indica a extinção de postos de trabalho. Os saldos dos meses anteriores contam com ajustes. A Variação Relativa (Var. Relativa (%) do emprego no mês toma como referência o estoque do mês anterior. O Estoque é o número de empregos formais. No ano, o Acumulado Ano indica as oscilações no saldo durante o ano vigente e a Variação Relativa toma como referência o saldo do mês com o estoque do primeiro dia de janeiro.

Comparação do saldo de empregos com 2019

Entre os anos, em janeiro e fevereiro de 2020 houve saldo positivo, mas em 2019 resultado negativo. Nos meses de março e abril houve retração em 2020 e aumento em 2019. Entre os meses analisados, em 2020, o maior saldo positivo foi em Janeiro, com 655 vagas criadas, e o maior saldo negativo foi em Abril, com 1,4 mil demissões. O resultado deste ano de abril representou o maior mês com resultado negativo de toda a série histórica. Com o mês de abril, o município contou com 39,2 mil empregos com carteira assinada, o menor número de empregos desde 2010, segundo os dados da Rais.

Acumulado do ano por setor de atividade econômica em Bento Gonçalves

No acumulado do ano houve 477 demissões emBento Gonçalves, esse resultado foi influenciadopredominantemente pelos Serviços, que teve 276 empregos encerrados, e pela Indústria, que obteve 136 vínculos de carteira assinada fechados. No período analisado os setores que mais tiveram saldo positivo foram a Construção e Agropecuária, com 21 vagas novas.