Bento Gonçalves e Santa Tereza mobilizados para atender atingidos pela enchente

2015-04-10_190211

Mais de 50 residências foram atingidas  na região da linha Alcântra e duas foram completamente levadas pelas águas. Bombeiros e prefeitura encabeçam campanha de arrecadação para auxílio às  famílias

 

Forças civis e militares  da área de defesa civil estão atuando ativamente paera auxiliar pessoas ilhadas, recuperação de casas e  móveis das áreas atingidas  pela cheia do rio das Antas  Na tarde desta segunda-feira (04),  foi ativada uma força-tarefa para socorrer as famílias afetadas pela súbita elevação do nível do Rio das Antas. A cheia atingiu casas, estradas e galpões, causando grande impacto principalmente na Linha Alcântara.

As equipes e voluntários atuaram na retirada de móveis das casas mais afetadas, encaminhando-os ao Ginásio da Comunidade. Um morador foi levado para a Casa de Passagem e cerca de 20 famílias se abrigaram em casas de parentes.

De acordo com dados preliminares da Defesa Civil, mais de 50 residências foram atingidas e duas foram completamente levadas pelas águas. O órgão também registrou desmoronamentos e alagamentos em diferentes áreas da cidade. Até as 18h, o nível da barragem registrava 4008,5 m³/s e a estação do INMET anotava 123 mm de chuvas nas últimas 24 horas.

O Prefeito Diogo Siqueira, que acompanhou pessoalmente as ações, destacou a gravidade da situação: “Estamos lidando com a maior cheia dos últimos tempos. Todas as nossas equipes estão mobilizadas e seguiremos em alerta total.”

Tráfego Impactado:

  • A ERS 431 está interditada para o trânsito de veículos;
  • O acesso pela ponte de Santa Barbara está bloqueado após parte da estrutura colapsar;
  • O tráfego pela Imaculada Conceição também foi interrompido;
  • Ponte de acesso a Cotiporã com circulação bloqueada.
  • esta terça-feira (05), as equipes da Prefeitura seguem auxiliando às famílias atingidas pela cheia do Rio das Antas. As equipes trabalham na Linha Alcântara, em Faria Lemos, e a subprefeitura de Tuiuty realiza o acompanhamento das famílias na encosta do Rio das Antas, nos locais de difícil acesso.

    Campanha

    Foi iniciada uma campanha de arrecadação para as famílias, onde podem ser doados: móveis, camas, colchões, produtos de limpeza, roupas de cama, além de alimentos.

     

    Os pontos de coleta são na sede do Corpo de Bombeiros, na Avenida Osvaldo Aranha, e na Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, no Complexo Administrativo-Rua 10 de novembro, 190, Cidade Alta. Para mais informações e recolhimento de doações entre em contato pelos números (54) 3055.7337.