Bento Gonçalves consolida retomada o emprego no primeiro semestre

2015-04-10_190211

Já são 1.731 novos postos de trabalho, com destaque para indústria e serviços

O primeiro semestre de 2021 consolidou a retomada do emprego em Bento Gonçalves. A indústria e os serviços foram os setores que mais contribuíram para que o saldo positivo de 1.731 empregos atingido. Nos primeiros seis meses do ano, a única marca negativa entre admitidos e demitidos ocorreu em março, quando o município encerrou 90 postos de trabalho.
Segundo os dados do Novo Caged, Bento Gonçalves registrou, no mês de junho, a criação de 129 postos de trabalho. O boletim do Observatório da Economia (OECON) aponta o setor de serviços, com um saldo de 125 vagas, como o principal fiador dessa performance.
Apesar dos números positivos, o boletim Centro da Indústria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) apontou retração nos setores de comércio e da construção civil em junho. Cada um registrou, respectivamente, saldo negativo de -29 e -15. Já a indústria somou 48 novos postos de trabalho.
Um dado importante mostra que esse ano, o município ultrapassou o contingente de 2014, até então o maior da série histórica, em mais de 800 postos de trabalho. Na comparação com 2020, o número representa um aumento de 3,8%.
Em relação à evolução do número de Micro Empreendedores Individuais (MEIs), o acumulado até junho representa crescimento de 10,4% em consideração ao total de 2020. Com isso, já é 30% superior ao volume de empregados no comércio e representa mais de 50% do contingente da indústria.
Em relação às projeções futuras, se o ritmo permanecer no mesmo patamar do que foi observado nesse primeiro semestre, Bento Gonçalves alcançaria a marca de 47,1 mil empregos em julho e a 47,2 mil empregos em agosto. Porém, é necessário considerar os efeitos da pandemia para os próximos meses, bem como os efeitos sazonais.