Município ficou entre os 12 que mais criaram vagas de trabalho no RS.
A cidade de Bento Gonçalves ficou em 12º lugar no ranking entre os municípios gaúchos que mais geraram emprego em 2021. No total, 2155 empregos foram gerados, alcançando uma média de 180 novas oportunidades por mês, segundo o Observatório da Economia (OECON), do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG).
Partindo dos números baseados no Novo Caged (Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a cidade poderia ter um desempenho ainda melhor se não houvessem tantos desligamentos em dezembro, com -689 vagas, a pior marca do ano.
“Percebe-se que o saldo geral de contratações apresenta uma queda considerável em dezembro na comparação com outros meses, enquanto que o ritmo de demissões se mantém. Tal situação se deve às questões sazonais atreladas ao mês de dezembro em termos da dinâmica trabalhista, bem como o relatado por alguns segmentos da baixa qualificação da mão de obra dos que foram demitidos e a desaceleração econômica ao final do ano, principalmente as empresas que atendem ou são impactadas por mercados de menor renda”, analisa Fabiano Larentis, membro do OECON e um dos autores do boletim.
Bento Gonçalves encerrou 2021 com um saldo de trabalhadores no mercado, superior ao de 2020, com 47125 contra 44970, registrando aumento de 4,8%.