Bento é o município com pior desempenho de vacinação contra Covid-19

2015-04-10_190211

O município de Bento Gonçalves é o que menos aplicou vacinas e o que tem o menor percentual de população vacinada contra a Covid-19, entre as cidades gaúchas de mesmo porte. Dos seis municípios com média de 100 mil habitantes, Bento tem o pior índice de população vacinada, com ao menos uma dose (30,6% da população imunizada), e também é o município que menos aplicou doses, do total de vacinas recebidas foram utilizadas apenas 72,8% das doses.

72.542 doses
Segundo dados publicados pelo Vacinômetro da Secretaria de Saúde (SES), Bento Gonçalves recebeu, até o momento, 72.542 doses, dessas foram aplicadas apenas 52.811.
Os números representam que o município utilizou apenas 72,8% das vacinas disponíveis, bem abaixo de cidades como, por exemplo, Cachoeirinha que aplicou 87,9% das doses recebidas. Do total da população, Bento Gonçalves aplicou a primeira dose em 36.389 pessoas (30,6%), e as duas doses em 15.140 (12,7%).

Comparações
Para efeitos de comparação, Santa Cruz do Sul – que tem 129.427 habitantes – recebeu a primeira dose 41,4% da população. A segunda dose foi aplicada em 15,7% das pessoas. O município do Vale do Taquari recebeu 79.936 doses de vacinas conta Covid-19 e aplicou 94,4% das doses.
A cidade de Bagé – 120.943 habitantes –, na fronteira do estado, recebeu 71.558 doses de vacinas, aplicou 82,8%. Foram imunizadas 37,2% da população com a primeira dose e 11,1% com a segunda dose. Já o município de Erechim – 105.059 habitantes – recebeu 64.088 doses, aplicou 96,4%. Foram vacinadas 40,3% dos habitantes com primeira dose e 16,3% com a segunda.

Justificativa da SMS
A Secretaria da Saúde (SMS) justifica que existe um atraso na computação dos dados da SES com a realidade do quadro vacinal no município.
Já assessoria de comunicação da Prefeitura divulga que a diferença do dado do site da SES e do que, realmente, foi realizado pela secretaria, é que há uma demora na importação dos números para o sistema, pois cada etapa é feita manualmente.
Mas, igual existe atraso na computação dos dados dos demais municípios, reforçando assim a diferença em desfavor de Bento Gonçalves.
Ainda segundo a SMS, na última semana ocorreu um cronograma intenso de vacinação e estes dados ainda não foram repassados para o site.

Dados da SMS
Os dados disponibilizados pela Prefeitura indicam que Bento tem 41.772 pessoas vacinadas com a primeira dose (35%) e 18.515 com a segunda dose (15,5%).
Já a SES informou que os dados de aplicação das doses no painel da SES (vacina.saude.rs.gov.br) são retirados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), plataforma oficial do Ministério da Saúde para esse registro.
O lançamento das informações é de responsabilidade dos municípios através de preenchimento dos dados no sistema. O painel da SES conta com uma ferramenta automatizada que, de hora em hora (entre 8 e 20 horas, diariamente) verifica o SIPNI em busca de novos dados.
A orientação da SES (seguindo o que também é preconizado pelo Ministério da Saúde) é que a notificação do SIPNI da aplicação da dose seja feita em até 48 horas.

Estado
Os números de vacinação contra a Covid-19 seguem em patamares mais elevados no Rio Grande do Sul, em comparação com o restante do país. Nesta quinta-feira (24) o Governo do RS comemora marcas próximas à metade da população adulta vacinada com pelo menos uma dose (o percentual exato é 48,8%). Entre a população total, o índice no RS é de 38,6%.

Antecipação de calendário
Após o governador Eduardo Leite (PSDB) prometer, nas redes sociais, novidades na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul, prefeitos e gestores da saúde aguardam para os próximos dias uma antecipação do calendário no RS.
O RS tem se promovido como o estado com o maior percentual de população que já recebeu as duas doses da vacina. Mas, além de o número ser ainda muito baixo (inferior a 15%) e cresce devagar (um ponto nos últimos 15 dias), há todo um debate internacional sobre priorizar a primeira dose no maior número possível de pessoas para conseguir frear o vírus mais rápido.