Bayer e Bosch desenvolvem tecnologia de “spray inteligente”

2015-04-10_190211

De acordo com as empresas, a utilização em larga escala de herbicidas tem sido a única solução para combater de forma eficiente as plantas daninhas

A multinacionais Bayer e Bosch revelaram que estão desenvolvendo uma nova tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas. “A utilização inteligente de spray ‘limpa’ os campos de forma sustentável. Não só protege a colheita, como também o meio ambiente”, afirma Markus Heyn, membro do Conselho de Administração da Bosch.
O projeto de investigação está programado para ter a duração de três anos. “Em conjunto com a Bosch, queremos inovar combinando diferentes tecnologias. O nosso objetivo é que os herbicidas sejam utilizados apenas onde são realmente necessários”, acrescenta Tobias Menne, responsável pela agricultura digital na Bayer.
De acordo com as empresas, a utilização em larga escala de herbicidas tem sido a única solução para combater de forma eficiente as plantas daninhas. Normalmente esses defensivos são aplicados sobre todo o campo, atingindo também a cultura. Com essa nova tecnologia, serão utilizadas câmaras com sensores para distinguir as invasoras e aplicar pesticidas apenas no alvo desejado.
“Com a pulverização inteligente, conseguimos trazer mais inteligência para os campos. Esta tecnologia funciona da seguinte forma: antes de os agricultores saírem a campo, um ‘gestor digital das plantações’ analisa a situação e recomenda o melhor momento para tratar das daninhas. Numa única fase, as plantas são identificadas de forma precisa e o pesticida é pulverizado num único processo à medida que atravessa o campo”, explica Johannes-Jörg Rüger, responsável da unidade de veículos comerciais e off-road da Bosch.
“Múltiplas câmaras espalhadas por toda a largura do pulverizador captam séries contínuas de imagens, identificando as diferentes ervas e permitindo que o tratamento seja definido e otimizado. Enquanto o aspersor das colheitas percorre o campo, o herbicida é pulverizado na quantidade necessária e misturado utilizando os parâmetros apropriados de aplicação.
Assim, as ervas relevantes são atingidas, deixando intactas áreas sem ervas. Tudo isto ocorre a uma velocidade estrondosa, de milissegundos mais precisamente”, conclui.