Banco do Brasil é condenado a indenizar idosa que sofreu golpe do Pix

2015-04-10_190211

Decisão avaliou que os gastos eram incompatíveis com o perfil da cliente e que banco deveria perceber

O Banco do Brasil foi condenado a indenizar uma professora aposentada de 78 anos, moradora da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, que sofreu um golpe em julho do ano passado.

Inazeli Azevedo Nóbrega e Silva recebeu uma suposta ligação de um funcionário do banco para avisar

Pouco antes de encerrar a ligação, Inazeli foi orientada a comparecer a uma agência do Banco do Brasil para fazer os procedimentos de segurança pessoalmente. No entanto, ao sair do local, a aposentada tentou fazer compras em uma farmácia da cidade e suas tentativas de pagamento pelos cartões de crédito e débito foram negadas. Ao chegar em casa e acessar o app do banco, descobriu o pagamento de boletos, transferências via Pix e contratação de empréstimos em seu nome.

O juiz Frederico dos Santos Messias, da 4ª Vara Cível de Santos, decidiu favoravelmente a Inazeli em primeira instância. O magistrado avaliou que os gastos eram incompatíveis com o perfil e a renda da idosa e que um dos serviços prestados pelo banco deveria ser o de perceber transações que fogem do padrão do cliente.

Golpes frequentes

Pesquisa Datafolha realizada entre 28 e 30 de junho aponta que um em cada três moradores do estado de São Paulo tem um familiar que já foi vítima de fraude bancária ou teve dinheiro desviado de conta.

Segundo a sondagem, 33% dos entrevistados afirmaram que conhecem alguém que passou pela situação, enquanto 65% alega que nunca teve um familiar que sofreu esse golpe.

A pesquisa ouviu 1.806 pessoas em 61 municípios de São Paulo. De todos os entrevistados entre 16 e 24 anos, 43% afirmaram que conhecem alguma vítima de fraude bancária. A porcentagem foi igual para pessoas que terminaram o ensino médio.

Na Grande São Paulo, o número baixa para 38%. Enquanto isso, no interior do estado, somente 28% das pessoas ouvidas disseram que conhecem algum familiar vítima do golpe.