Banco Central irá liberar R$ 4 bilhões para aposentados e pensionistas recuperarem desconto indevido

2015-04-10_190211

Contemplados receberão através do Sistema Valores a Receber.

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tiveram descontos indevidos no crédito consignado, irão receber o dinheiro de volta através do Sistema Valores a Receber, do Banco Central.

A devolução para esse grupo de pessoas acontecerá na segunda fase do programa, em 2 de maio, e valerá para os casos de “recursos descontados em folha dos clientes de operações de crédito consignado em uma determinada instituição, mesmo após a portabilidade do crédito para outra instituição”. Segundo o BC, nessa fase há cerca de R$4 bilhões a serem devolvidos.

Trabalhadores, aposentados e pensionistas que tiveram crédito consignado em algum momento, ou perceberam algum desconto indevido no empréstimo, poderão saber se vão receber atráves do site https://valoresareceber.bcb.gov.br/, mas ainda sem saber quais os valores disponíveis.

Como utilizar o sistema

  • Para utilizar o sistema, é preciso inserir o CPF e a data de nascimento do contribuinte. Herdeiros de aposentados ou de trabalhadores que tenham direito aos valores também podem requerer os recursos esquecidos no banco.
  • No caso de pessoas físicas, informe a data de nascimento; para as empresas, digite a data de abertura.
  • Se houver valores a receber, o sistema informará uma data para que retorne ao site e solicite o dinheiro disponível, a partir de 7 de março.
  • Anote a data e o horário informados.
  • No dia agendado, volte ao site e use seu login gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate.
  • Se perder a data, volte no dia informado para a repescagem na sua primeira consulta, das 4h às 24h.
  • Essa nova data será um sábado de repescagem; caso não consiga resgatar, haverá nova chance, em 28 de março.