Banco Central divulga detalhes sobre real digital

2015-04-10_190211
Rumores apareceram de que o real digital será inspirado na moeda digital chinesa. Foto: Reprodução

Moeda brasileira deverá ser digital em breve

A moeda digital do Banco Central do Brasil, que está em fase de estudos, teve mais detalhes divulgados na segunda-feira (24). Segundo a autoridade monetária, o assunto ganhou destaque nos últimos anos. O provável lançamento estaria marcado para meados de 2022.

Segundo o Bacen, o real digital está em discussões desde agosto de 2020, quando foi criado um grupo de trabalho para este propósito. Nos últimos dias, rumores apareceram de que o real digital será inspirado na moeda digital chinesa, que está em fase de testes.

O objetivo principal de um eventual lançamento seria para acompanhar o dinamismo da evolução tecnológica da economia brasileira; aumentar a eficiência do sistema de pagamentos de varejo; contribuir para o surgimento de novos modelos de negócio e de outras inovações baseadas nos avanços tecnológicos; favorecer a participação do Brasil nos cenários econômicos regional e global, aumentando a eficiência nas transações transfronteiriças.

O Banco Central ainda destacou que conversas com setor privado, e um amplo diálogo com a sociedade, serão fundamentais antes de qualquer implantação da nova tecnologia. Em nota, a entidade disse que a moeda digital deve garantir o poder de compra da moeda. Além disso, procura zelar por um ambiente financeiro sólido e melhorar o sistema de bem-estar econômico do país.

Dentre os detalhes apresentados sobre o Real digital, o Bacen divulgou que pensa até no uso dos Contratos Inteligentes e dinheiro programável. Ou seja, a nova moeda brasileira pode recorrer à tecnologia blockchain para garantir maior eficiência.