Autoestima infantil : cinco etapas fundamentais para construir a do seu filho

2015-04-10_190211

O que é necessário e por onde começar para construir a autoestima infantil do seu filho em apenas 5 etapas!
Começa no desenvolvimento da primeira infância!

 

Construir a autoestima infantil é como construir uma casa: Começa aos poucos, e cedo, com a criança pequena.
E requer planejamento, premissas. Algumas ajudinhas que você vai conferir agora neste artigo!

O que é autoestima?
Segundo dicionário, auto estima é a qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.
E construí-la é algo muito poderoso que nós, pais e mães podemos fazer por nossos filhos pelas próximas gerações.
A autoestima infantil positiva leva o bem estar emocional, aprimora a habilidade de tomar decisões.
E isso tudo, aumentam grandemente as chances da criança ter uma vida bem-sucedida quando adulta.
Entretanto, o desenvolvimento da autoestima infantil ainda é ilusão para nós. Já que lutamos para entender o que exatamente pode levar a ter uma autoestima saudável.
Isso porque, o desenvolvimento da autoestima elevada em seu filho é facilitado se você tem uma autoestima saudável. Caso contrário, esta tarefa é bastante desafiadora!
Mas não se preocupe. Há várias maneiras de construir a autoestima em você e em seu filho, incorporando à sua rotina diária. Vejamos o que é necessário para isso!

Porque a autoestima
infantil é importante?
Autoestima é muito mais do que se sentir bem consigo mesmo.
É sobre a crença de que você é capaz e competente o suficiente para viajar pelo mundo e enfrentar tarefas difíceis.
No caso de você não ser nem capaz nem competente, é a forma equilibrada de se enxergar. Então você estará seguro o suficiente para saber que isso não muda seu valor como pessoa.
O termo clínico mais frequentemente usado para descrever isso é ‘autoeficácia’. Autoeficácia é a crença realista de uma pessoa de que ela tem a capacidade de realizar certas tarefas.
Se uma criança, por exemplo, acredita que pode fazer algo, ela o fará com confiança e alegria.
O desenvolvimento da autoeficácia é a chave para se ter uma alta autoestima nas crianças. Pois ajuda a construir confiança o suficiente para que a criança possa sair e explorar o mundo.
Quando uma criança se sente confiante o suficiente para tentar novos desafios, as oportunidades se abrem para ela.
E quanto mais a criança explora, mais ela aprende e entende que é capaz de experimentar e aprender coisas novas.
Esta confiança é essencial à medida que a criança cresce e chega à vida adulta. Isso vai ajudá-la a desenvolver relacionamentos significativos, buscar objetivos profissionais e, por fim, criar sua própria família saudável e cheia de amor.
E como disse no início, a construção da autoestima infantil deve começar na idade jovem, desde a primeira infância.

Exemplos de
autoestima
saudável e baixa
Baixa:
Sentir que vale a pena e é aceito como eles são;
Sentem que são capazes de tentar e aprender coisas novas
sentir orgulho de si mesmos por tentar;
Tem uma autoimagem positiva que é realista;
Não se assustam com tarefas ou emoções desafiadoras.

Saudável:
Sente-se incompetente em qualquer tarefa:
São duros consigo mesmos e se mantêm em padrões irrealistas;
Sente que não são tão bons quanto as outras crianças;
Concentra-se em suas qualidades e experiências negativas;
Não tem confiança para explorar coisas novas;
Duvida da capacidade de realizar novos objetivos.
Saudável ou baixa, autoestima acompanha a criança na vida adulta. E é nesta etapa da vida que haverá consequências oriundas da construção (má) da autoestima infantil.
Você pode notar que essas características citadas acima também podem ser aplicadas em adultos.
Agora, imagine um mundo em que a criança o explora livremente: novos amigos, coisas novas, tarefas escolares, hobbies. E isso tudo progride naturalmente à medida que ela cresce.
É assim que tudo deveria acontecer. E a autoeficácia é o que estabelece a base para uma alta autoestima e confiança para o resto da vida da criança.

Como construir a a
autoestima infantil?
Já te conto que vai requerer de você tempo, paciência e dedicação, mas a longo prazo, vai valer a pena! E você pode começar agora!
E ainda, nem sempre você terá sentimentos positivos em relação às tarefas para construção da autoestima, mas tudo bem! Vamos lá?

1 Auto estima
positiva em si mesmo
Você precisa melhorar a sua autoestima. Não tem como fugir disso!
Por mais que gostemos de pensar que nossas palavras carinhosas e apoio serão suficientes para aumentar a autoconfiança nas mentes de nossos filhos, o fato é que eles aprendem mais com nosso comportamento como adultos.
Se seu filho perceber que você não tem confiança para tentar coisas novas, não pratica o perdão consigo mesmo, não demonstra medo em situações desafiadoras e pratica muitas conversas internas negativas, então a criança aprenderá a fazer o mesmo.
À medida que você trabalha para construir a autoestima e a confiança de seu filho, trabalhe também para resolver seus próprios problemas de autoestima
Este processo de melhorar a sua autoestima será muito valioso para o seu filho. Pois ele verá que pratica o que prega.
E ainda ensinará à criança que a baixa autoestima é natural e que não há vergonha em trabalhar para ganhar autoestima, mesmo quando adulto.
Somos professores tanto no que dizemos quanto no que fazemos, portanto, certifique-se de fazer o que você diz. Somo exemplo sempre, mesmo quando agimos errado.

2 Dê a eles
autoestima
Dê espaço para seu filho dominar novas situações. O desenvolvimento da autoconfiança natural está nessas circunstâncias.
Estou me referindo à situações rotineiras como vestir-se sozinho, tomar banho, ajudar com a organização da casa em pequenas tarefas.
Dar a ela um pouco de liberdade para tentar tarefas importantes é essencial para desenvolver sentimentos positivos sobre suas habilidades.
O mesmo pode ser dito para qualquer faixa etária, na verdade. Sempre que houver uma oportunidade de oferecer com segurança um pouco de liberdade para a criança, permita.

3 Elogios demais
podem causar mais
danos do que
enefícios
Muitos pais e mães erroneamente tendem a elogiar os filhos demasiadamente com o intuito de que eles desenvolvam autoconfiança.
Eles os animarão durante suas atividades, elogiando-os como “bom trabalho” e “você é o melhor”, na esperança de desenvolver a autoestima por meio de elogios. Quem nunca fez isso??
Mas a verdade é que isso, no entanto, faz exatamente o oposto.
Quando os pais elogiam os filhos com declarações generalizadas como essa, não oferecem nenhuma orientação real para os filhos em termos de desenvolvimento do senso de identidade .
Em vez de fazer elogios genéricos, é melhor identificar claramente a habilidade ou qualidade que a criança está exibindo.
Afirmações como “você é tão criativo” ou “Gosto da maneira como você resolveu esse problema” são mais válidas para a criança e ajudam a estimular as habilidades de solução de problemas e a saúde mental à medida que a mente jovem se desenvolve.
O desenvolvimento da autoestima infantil tem muito mais a ver com traços identificáveis ​​do que com positividade genérica.

4 Dê a eles
responsabilidade
O desenvolvimento de pequenas responsabilidades domésticas é uma grande oportunidade de crescimento para a criança.
Tarefas pequenas e gerenciáveis ​​podem ajudar a promover o desenvolvimento emocional quando a criança começa a explorar seu próprio senso de identidade e suas próprias habilidades.
A maneira mais fácil de ajudar nisso, é de fato, dar responsabilidades ao seu filho. Isso pode variar de arrumar a mesa para o jantar à arrumar a própria cama ou até mesmo colocar a roupa suja no local adequado.
Tarefas pequenas e administráveis ​​como essas dão à criança a oportunidade de se sentir um membro importante da família.
Também permite que eles testem e ultrapassem limites e descubram do que são capazes.
mbora possa parecer algo sem valor, vestir-se sozinho demonstra que não apenas a criança recebe a liberdade e a segurança para explorar novos papéis, mas também é totalmente capaz de fazê-lo.

5 Livros que
podem ajudar
Compreender a importância do desenvolvimento da autoestima infantil, só faz sentido se você apoiar o processo. E os livros infantis podem ajudar nisso.
Livros infantis sobre autoestima podem ajudar a orientar você e seu filho à medida que aprende a desenvolver uma autoimagem positiva.
Uma história cativante pode ajudar as crianças a aprender como reconhecer e controlar os sentimentos de maneiras que, de outra forma, seriam difíceis para elas.
Os personagens da história podem demonstrar como é explorar o mundo de maneira curiosa com confiança e compaixão, o que é útil na construção da autoestima das crianças.