Atendimentos na casa de passagem

2015-04-10_190211

Desde a última quinta-feira, 11, a Casa de Passagem retomou os atendimentos no espaço, com adoção de medidas preventivas contra a disseminação do Coronavírus, preconizadas pelas autoridades de saúde.
Com a escuta qualificada realizada por técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) foi construído o processo de saída das ruas da maioria dos usuários que estavam no centro de acolhimento temporário. No entanto, de acordo com a avaliação psicossocial do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), seis usuários necessitam permanecer em turno integral na Casa, principalmente por pertencem ao grupo de risco em função da idade, a fim de serem assistidos e acompanhados com o intuito de superação da vulnerabilidade a que estão acometidos. Dentre as medidas de segurança adotadas estão a reestruturação dos dormitórios, de forma a manter o distanciamento entre os leitos, aferição e monitoramento da temperatura, disponibilização de álcool gel, uso obrigatório de máscaras, higienização constante dos espaços e desinfecção das áreas comuns, e sanitização.

A Casa de Passagem mantém a modalidade de atendimento original, acolhendo por busca espontânea e/ou por encaminhamento do CREAS, pessoas que utilizam a rua como espaço de moradia, bem como os que encontram-se no município na condição de trecheiros, disponibilizando abrigo para pernoitar, com oferta de alimentação, banho e vestuário quando necessário. Os acolhidos recebem três refeições diárias (café da manhã, almoço e janta) e lanches compostos por frutas, e são monitorados 24h. Com as reformulações, o serviço passa a contar com 23 vagas para pernoite. O local atende das 19h às 7h, na Rua Francisco Navarini, 136, no bairro Maria Goretti.