Atendimento precário e falta de funcionários nas agências bancárias revolta usuários

2015-04-10_190211
População não denuncia demora em filas de bancos

O Banco do Brasil é líder em reclamação, e tempo de atendimento pode variar de 50 minutos a mais de duas horas

O tempo de espera de atendimento em bancos de Bento Gonçalves podem chegar a mais de duas horas. A impaciência dos clientes com relação ao descaso, no entanto, faz com que muitos desistam do atendimento antes de serem chamados. O Banco do Brasil, uma das maiores redes de agências, é o campeão de reclamações.
O Procon de Bento Gonçalves registrou desde o dia primeiro de julho, até o dia 20, nove reclamações referentes ao tempo de espera nos bancos. Do total, segundo o fiscal do órgão, Thiago Santos, a maioria das queixas é por causa da demora demora no atendimento para pessoa física nas mesas. A equipe da Gazeta foi às ruas conferir o funcionamento de cada banco. O repórter, que cerca de 12h45 da última terça-feira, 18, estava com a senha para ser atendido, foi chamado em torno das 14h30, somando quase duas horas de espera. Ao longo desse tempo foi comum presenciar pessoas indo embora sem serem atendidos ou desabafando sobre o sistema da agência. A equipe de reportagem fez uma enquete com a população sobre o funcionamento das agências bancárias da cidade.
Nome: Alceu Correa
Idade: 60 anos
Profissão: Técnico de informática
Quais bancos costuma frequentar: Banco do Brasil
Geralmente utilizo home banking porque é mais prático, não precisa sair para rua e enfrentar burocracia. Depois de muitos anos estou voltando a utilizar o sistema de banco. Uma das minhas principais criticas é pelo fato do banco não ter funcionário suficiente par o serviço de frente de atendimento, então fica precário. Aqui mesmo tem apenas dois atendentes trabalhando e umas seis mesas. Um sai para almoçar, o outro entra numa sala e não volta mais. É revoltante.
Nome: Ederson Claudio Kessler
Idade: 32 anos
Profissão: Engenheiro
Quais bancos costuma frequentar: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal
Faço principalmente transações online, mas quando preciso utilizar o serviço físico venho até o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal. Na realidade os dois são bem demorados, numa média de uns 70 minutos esperando para ser atendido. Eu utilizo com frequência transações online pela facilidade e praticidade, já que nas agências temos que esperar muito tempo.
Nome: Taís Alves
Idade: 21 anos
Profissão: Auxiliar de produção
Quais bancos costuma frequentar: Banrisul
Em dias de pagamento o atendimento é horrível. Deveria ter um tempo correto para cada cliente. Já fiquei mais de uma hora esperando. Nunca pensei em procurar o Procon porque é desnecessário se apenas eu for atrás.
Nome: Daniele da Cunha
Idade: 18 anos
Profissão: Atendente
Bancos que costuma frequentar: Banrisul, Banco do Brasil e Itaú.
O que acha do atendimento: Não é muito demorado, o Banrisul é o mais rápido dos três. Máximo de tempo que fiquei aguardando foi de 10 minutos.
Nome: Carlos Garcia
Idade: 32 anos.
Profissão: Pintor
Bancos que costuma frequentar: Banco Itaú.
Na minha opinião o atendimento do Itaú é ótimo, fico só entre dois a três minutos esperando. Mas já usei outros bancos como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Lá demora bastante, um dia fiquei uns 40 minutos esperando.
Nome: Marines Dupont
Idade:53 anos
Profissão: Pedagoga
Bancos que costuma frequentar: Caixa Econômica Federal e Banco Itaú.
O que acha do atendimento: A gente deixa de fazer um monte de coisa pra ficar lá esperando, deveria ter uma maneira de agilizar este sistema. Eu tenho uma hora de almoço, tem que ir no banco e não dá nem tempo de comer. Uso a Caixa da Cidade Alta, e lá é mais rápido, as lotéricas também. O pior banco da cidade é o Banrisul, já fiquei horas esperando atendimento. O serviço é muito burocrático. Mas o Banco Itaú tem poucos caixas, hoje mesmo tem um monte de cadeira pra sentar e não tem o que fazer. Tem no máximo, 3 ou 4 caixas. Nunca fui no Procon porque não sabia que era viável.
Nome: Ronaldo Velho Bueno
Idade: 24 anos
Profissão: Jornalista
Bancos que costuma frequentar: Banco do Brasil e Caixa
Vou poucas vezes na agência, pois tento fazer o máximo de operações possíveis pela internet. Na agência, minha principal reclamação é pela demora, porque eles têm vários guichês de atendimento, mas a maioria fica vazio, guichês sem atendentes, daí os que estão funcionando ficam sobrecarregados. Os caixas eletrônicos também apresentam problemas frequentes, além de tentar induzir o cliente a contratar algum tipo de serviço.
Nome: Anderson D’iMarchi
Idade: 30 anos
Profissão: Analista Comercial
Bancos que costuma frequentar: Bradesco
Minha principal critica é quanto a demora no atendimento e no meu caso já solicitei duas vezes o cartão de débito e ainda não recebi. Estou desde abril sem cartão. Outra reclamação é quanto a demora no atendimento. Geralmente eu espero de 50 a 60 minutos para ser atendido.
Nome: Elisete N.C Matiello
Idade: 46 anos
Profissão: Costureira
Bancos que costuma frequentar: Caixa e Itaú
As filas são sempre o maior problema, e acabo utilizando o banco online só para consultar poupança. Quanto ao atendimento é razoavelmente bom nestes dois bancos que uso.
Nome: Marly Emília Andreoli
Idade: 47 anos
Profissão: Gerente de compras
Bancos que costuma frequentar: Banco do Brasil e Itaú
Os principais descontentamentos são quanto ao tempo de espera pelo atendimento no caixa e dificuldade de usar os caixas eletrônicos que muito frequentemente ficam inoperantes e não captam a biometria e leitura do cartão.
Entendo que no horário do meio dia deveria ter mais caixas atendendo para agilizar e liberar aqueles que trabalham nas outras horas e dispõe deste pequeno tempo.
Também vejo pessoas que por se enquadrarem na faixa de idade considerado idoso, dispõe de boas condições físicas, mas tomam a preferência daqueles que precisariam ser atendidos mais rapidamente para voltarem em tempo aos seus locais de trabalho. Outra crítica é quanto aos idosos que muitas vezes aguardam de pé na fila por falta de lugar para sentar.
Nome: Emerson Ramos
Idade:37 anos
Profissão: Carregador
Qual banco costuma utilizar: Bradesco
Uso o Bradesco há 8 meses. Fiquei muito tempo desempregado, e agora estou colocando as minhas contas em dia. A gente espera mais na parte que tem que pegar a senha. O sistema do Bradesco é o melhor. O máximo de tempo que esperei foi em torno de 40 minutos.

Nova Lei confere prioridade a idosos com mais de 80 anos

A Lei 13.466/2017 sancionada na última semana pelo presidente da República e já vigente, estabelece que idosos acima de 80 anos têm direito à prioridade em relação aos idosos acima de 65. A relatora da proposta na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), senadora Regina Sousa (PT-PI), defendeu que os pertencentes à faixa etária beneficiada têm mais dificuldades que a entre 65-80, por isso, a justificação de aperfeiçoar o Estatuto do Idoso. Além das filas do banco, a Lei beneficia também o idoso em atendimento de saúde (exceto em caso de emergência) e processos judiciais.

O que diz a lei municipal?

Conforme a lei municipal de número 4.284, de 22 de Janeiro de 2008, que dispõe sobre o tempo de espera nas filas de banco, o período não pode ultrapassar 15 minutos em dias normais, 20 minutos em vésperas e até dois dias após feriados e 25 minutos nos dias de pagamento de funcionários públicos, empresas e população em geral. Setores como filas do caixa, caixa, caixas eletrônicos e demais com filas de espera devem seguir essa regra.
As agências bancárias ainda são obrigadas a divulgar o tempo máximo de espera para atendimento, “em local visível, em mural ou cartaz com dimensões mínimas de 60 cm (sessenta centímetros) de altura por 50 cm (cinqüenta centímetros) de largura, assim como o numero do Disque Denúncia do Setor de Fiscalização Pública e do PROCON em cada setor de atendimento”, de acordo com a lei.