Asteroide jogará partículas ao passar perto da Terra em 2029, aponta estudo

2015-04-10_190211

Entenda como isso deve ocorrer

 

Um asteroide, que passará relativamente perto da Terra em 13 de abril de 2029, pode jogar partículas no planeta. Estudos estão sendo realizados pela Universidade Carlos III de Madrid (UC3M).

Chamado de “Apophis”, o asteroide tem corpo celeste de 370 metros de diâmetro. Na pesquisa, os cientistas analisaram os possíveis efeitos da aproximação, como possíveis influências na sua trajetória e no seu ângulo de inclinação, entre outras.

Para realizar a pesquisa, os cientistas conduziram um conjunto de simulações numéricas para tentar prever como as partículas que orbitam o asteroide reagirão a diferentes situações e como essas possibilidades podem influenciar o comportamento do corpo celeste.

A partir dessas simulações, concluiu-se que o ângulo de inclinação do asteroide foi maior em baixas densidades do que em altas densidades; além disso, quanto menor a densidade de partículas e quanto maior a pressão de radiação solar, menos partículas permaneceram intactas.

Ou seja, em um cenário onde o Apophis possua baixa densidade, aproximadamente 90% das pedras soltas seriam removidas de sua superfície durante a aproximação da Terra. Além disso, os resultados mostraram que a aproximação do Apophis pode afetar levemente as marés do objeto e causar alguns deslizamentos de terra na superfície do asteroide.

O ponto mais próximo da trajetória do Apophis será a 38.000 quilômetros de distância da Terra. Porém, não deve causar dano nenhum ao planeta.