Arghhhh, que bafo!

2015-04-10_190211

O mau hálito de cachorro é muito comum e geralmente pode ser resolvido com remédios caseiros fáceis e baratos

O que causa mau hálito de cachorro
Geralmente, o mau hálito de cachorro é causado por bactérias anaeróbicas que prosperam na boca do animal, principalmente quando está cheia de tártaro ou algum tipo de infecção. A causa mais óbvia do mau hálito em cães é a falta de atendimento odontológico . No entanto, existem outras causas do mau hálito que não são os dentes, e um cão pode ter mau hálito mesmo após o veterinário fazer a limpeza dos dentes.

Possíveis causas:
Infecção da mucosa da boca
Algum tipo de infecção no ouvido, pulmões ou amígdalas
Problemas gastrointestinais
Infecção por fungos por via oral: nesse caso, o hálito do cão deve cheirar a fermento
Má alimentação: comida de baixa qualidade
Pouco consumo de água
Doenças renais metabólica
Diabetes
Agora, algumas raças de cães são mais inclinadas à ter halitose, especialmente as com rosto pequeno e achatado, como bulldogs. Esses cães precisam de muito mais atendimento odontológico do que os outros cães.
Filhotes normalmente sofrem de halitose quando os dentes estão nascendo.
Além disso, os problemas dentários também causam mau hálito no cachorro: 3/4 dos cães têm algum tipo de problema dentário, já que restos de comida normalmente ficam presos nos dentes, produzindo mau hálito.

O que fazer para tirar mau hálito?
Antes de falarmos sobre os remédios caseiros para eliminar o mau hálito de cachorro, vamos falar sobre os bons hábitos que impedirão o aparecimento do mau hálito .
Antes de tudo, os cães devem beber muita água , e a água deve estar sempre disponível para eles beberem. A água, assim como a tigela de comida, devem ser lavadas com sabão todos os dias para evitar o acúmulo de bactérias que causam mau hálito.
A dieta pode ajudar muito evitar o mau hálito em cães: uma dieta equilibrada inclui outros alimentos além de carne, que tem um teor de gordura não muito alto.
É claro que o melhor alimento que você pode dar ao seu cão é a comida caseira: Com arroz integral com carne, legumes, peixe, frutas e etc… Mas atualmente é muitas vezes impossível ter tempo para fazer a comida do seu cão. É por isso que você deve comprar sempre ração de qualidade, feita com os melhores ingredientes e com uma combinação equilibrada de vegetais e proteínas, se quiser se livrar do mau hálito do seu cachorro.
Outro hábito saudável é dar ao seu cão um osso para ele mastigar , porque enquanto mastiga, limpa dos dentes do tártaro que causa o mau halito. Há também biscoitos especiais a venda nos pet shop para esse fim.
Então, a parte complicada: escovar os dentes do seu cão ! Sim, é demorado e os cães não gostam disso. Mas se você experimentar escovar os dentes do seu cachorro com óleo de coco, garantimos que seu cão vai querer escovar os dentes toda hora!
Se você tem um cachorro pequeno, então pode precisar escovar os dentes dele todos os dias com a ajuda de uma escova de dentes infantil ou a escova de dedo, vendida em pet shop. Caso contrário, se seu cão for de tamanho médio a grande, então, uma vez por semana será suficiente para se livrar do mau hálito do seu cão.

Vamos agora ver os remédios caseiros para se livrar do mau hálito em cães.

Remédio para mau halito de cachorro – caseiro
1-Vinagre de maçã e limão
Limão e vinagre de maçã são ótimos remédios caseiros para se livrar do mau hálito em cães, isso porque refrescam a boca. Além disso o ácido cítrico do limão e do vinagre matam as bactérias que causam halitose.

Modo de usar:

Basta espremer meio limão na água do seu cão e deixar para ele beber. Ou adicione algumas gotas de vinagre de maçã na água do seu cão.

2- Óleo de coco
O óleo de coco é um remédio caseiro para o mau hálito de cachorro que está sendo cada vez usado e indicado pelos veterinários. O óleo de coco contém propriedades antibacterianas que melhoram o mau hálito do seu cão. Além disso, o óleo de coco tem inúmeros benefícios para a saúde do animal.

Modo de usar:

Escove os dentes do seu cão com óleo de coco ou deixe seu cão morder um brinquedo com óleo de coco ou adicione uma colher de chá de óleo de coco na comida do seu cão.

3- Óleo de hortelã pimenta

Os óleo de hortelã pimenta é muito bom para refrescar o hálito e eliminar a halitose. Mas você precisa ter cuidado e garantir que o óleo que você comprar seja comestível. Pois nem todos são, então pergunte ao vendedor.

Modo de usar:

Basta misturar uma gota do seu óleo de hortelã pimenta na comida do seu cão.

4- Salsa
Salsa para tirar o mau hálito dos cães é extremamente eficaz.

Modo de usar:

Adicione salsa na comida do seu cão ou ferva a salsa em um pouco de água e adicione algumas gotas desse chá na água do seu cão.

5- Probióticos
Os probióticos ajudam na digestão, e indiretamente ajudam a tirar o bafo do cachorro, reduzindo a quantidade de sulfeto de hidrogênio.

Modo de usar:

Você pode comprar pó probiótico e misturar na comida do seu cão nas quantidades recomendadas ou simplesmente misture um pouco de iogurte natural na comida do seu cão uma vez por dia.

6- Maçã
O sexto remédio caseiro para tirar o bafo de cachorro é um pouco mais complicado, porque nem todos os cães gostam de maçã, mas você pode tentar. Basta dar ao seu cão um pedaço de maçã depois de dar a ração . A maçã também refresca bem a boca do animal.

É rico em beta-caroteno e luteína e tem propriedades antioxidantes excelentes. Para cães, espinafre também é uma grande fonte de vitamina K, magnésio, ácido fólico e manganês, bem como ácidos graxos ômega-3 e zinco.