Aprenda como usar a declaração pré-preenchida

2015-04-10_190211

Declaração pré-preenchida antes só estava disponível para contribuintes com certificado digital

Teve início neste mês o período de declarações de Imposto de Renda. Com isso, diversos contribuintes já iniciaram a trabalhar em suas declarações, em busca de conseguir uma restituição do Imposto de Renda o mais rápido possível.

No entanto, desde o dia 15 de março uma ferramenta que pode ajudar bastante na hora de completar a declaração está disponível, a declaração pré-preenchida. Antes, apenas cidadãos com certificado digital tinham acesso ao serviço. Agora, de acordo com a Receita, qualquer contribuinte que possuir certificação nível prata ou ouro no gov.br pode usar a funcionalidade.

A grande facilidade que a declaração pré-preenchida traz é já inserir, automaticamente, dados e informações cedidas pela fonte pagadora na declaração da pessoa jurídica. Isto quer dizer que, ao escolher por essa opção, certas seções na plataforma serão preenchidos sozinhos, a partir das informações que já estão com a Receita Federal. Basta apenas ao indivíduo completar os dados que estão faltando.

 

É importante ressaltar que, apesar da informação ser preenchida automaticamente, não quer dizer que ela esteja correta. Será sempre necessário conferir para ver se os dados foram completados corretamente. A responsabilidade sobre as informações transmitidas à receita será sempre de quem preenche o Imposto de Renda.

Como optar pela declaração pré-preenchida

Para utilizar a declaração pré-preenchida basta ir ao Menu Inicial do programa. Na aba “Nova”, a opção deverá aparecer ao lado de “Iniciar Declaração em Branco” e “Iniciar Importando Declaração de 2021”.

Utilizar a declaração de 2021 também pode agilizar o processo de preenchimento. Essa opção importará os dados da declaração do ano anterior, bastando que o usuário faça as alterações e ajustes necessários. Para conferir como utilizar essa opção clique aqui.