Apple, Google e Microsoft querem login sem senha

2015-04-10_190211

 Acessar logins em qualquer dispositivo com a impressão digital  no celular vai estar diposnível em 2023

 

Em uma rara demonstração de aliança, Apple, Google e Microsoft uniram forças para expandir o suporte para logins sem senha em dispositivos móveis, desktops e navegadores. As gigantes da tecnologia anunciaram nesta quinta-feira (5) que estão expandindo o suporte para um padrão de login sem senha da FIDO. O recurso está previsto para ser lançado ao longo de 2023.

Segundo relatório da Verizon, uma das principais empresas de telecomunicações do mundo, as senhas representam mais de 80% de todas as violações de dados. Enquanto gerenciadores de senhas oferecem melhorias, Apple, Google e Microsoft estão trabalhando juntas para criar uma tecnologia de login mais conveniente e segura.

O esforço em conjunto das companhias vai ser traduzido, em breve, na possibilidade de usar o smartphone para fazer login em um aplicativo ou site em um dispositivo próximo, independentemente do sistema operacional ou navegador que esteja sendo usado. A novidade permite aos usuários acessar as plataformas utilizando da mesma ação normalmente usada para desbloquear o smartphone, como uma verificação de impressão digital, leitura de rosto ou PIN do dispositivo.

“Trabalhar com a indústria para estabelecer novos métodos de login mais seguros que oferecem uma melhor proteção e eliminem as vulnerabilidades das senhas é fundamental para nosso compromisso de criar produtos que ofereçam segurança máxima e uma experiência de usuário transparente – tudo com o objetivo de manter as’ informações pessoais de usuários seguras”, disse Kurt Knight, diretor sênior de marketing de produtos de plataforma da Apple, em um comunicado à imprensa.

Já, Vasy Jakkal, vice presidente de Segurança, Conformidade, Identidade e Privacidade da Microsoft, frisou que mesmo que os usuários estejam em navegadores distintos é possível através do celular aplicar verificação necessária para o acesso, sem digitar senhas.

“Com senhas em seu dispositivo móvel, você pode entrar em um aplicativo ou serviço em praticamente qualquer dispositivo, independentemente da plataforma ou navegador que o dispositivo está executando. Por exemplo, os usuários podem fazer login em um navegador Google Chrome executado no Microsoft Windows – usando uma chave de acesso em um dispositivo Apple” apontou Jakkal