Medida provisória trouxe boas mudanças
Uma nova Medida Provisória foi assinada com mudanças relacionadas aos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. Agora, são oferecidas quatro propostas de ajuda financeira através do Programa de Renda e Oportunidade.
O programa em questão foi lançado pelo Governo Federal e tem como objetivo aumentar o poder de compra dos brasileiros. Uma das propostas mais significativas é o aumento de margem para empréstimo consignado.
Além disso, os mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas do INSS vão receber as duas parcelas do 13º salário ainda neste ano.
Durante a pandemia da Covid-19, foi liberado mais 5% de margem para empréstimo consignado através de uma medida provisória emergencial. Esse valor a mais eram para uso com empréstimo consignado, ficando a mesma porcentagem para cartão de crédito consignado. Porém, isso durou apenas em 2021, fazendo com que muitos segurados voltassem à situação anterior, com dificuldades econômicas e sem poder retirar empréstimo.
Com esse programa, também foi registrada a volta da margem de 5%. Aqueles que já haviam usado toda a margem antes, agora terão esse valor extra para contratar. Além disso, 40% liberados para serem usados em contrato de consignados poderão ser usados em sua totalidade com empréstimo consignado e não precisa mais contratar cartão de crédito consignado.
Ou seja, aposentados e pensionistas não precisam mais usar os 5% para cartão de crédito, como era antes. O fim do cartão de crédito consignado representa uma ótima oportunidade, pois ele tinha uma taxa de juros mais elevada que o empréstimo.