Após novo ataque hacker, sete ministérios e Planalto têm instabilidade em sites

2015-04-10_190211

Onda de ataques a plataformas do governo iniciou na última sexta

Ao menos sete sites relacionados a ministérios, além da plataforma digital do Palácio do Planalto, apresentaram instabilidade na manhã desta terça-feira, 14, em razão de uma nova investida de hackers. Os sites dos ministérios da Economia, Educação, Secretaria-Geral da Presidência, Casa Civil, Cidadania, Trabalho e Previdência, e Agricultura exibiam hoje a mensagem “Não é possível aceder a este site”.

Na última sexta-feira (10), plataformas do Ministério da Saúde sofreu com uma invasão virtual e ainda não foram totalmente restabelecidas. O setor de inteligência da Polícia Federal investiga o caso, mas já adiantou que nenhum dado foi roubado ou perdido.

A principal plataforma afetada foi ConecteSUS, que registra a movimentação nacional relacionada às campanhas de vacinação contra a Covid-19 em todo o país. Até o momento, os usuários ainda estão sem acesso à plataforma, que abriga o comprovante de vacinação contra a doença. A expectativa é que a plataforma retorno ao seu funcionamento normal hoje.

Além da Saúde, outros órgãos federais foram alvo de ataque hacker, como a Controladoria-Geral da União (CGU), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que tiveram seus sistemas invadidos na semana passada.