Apenas 1% dos alunos do Ensino Médio têm desempenho adequado em matemática

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Somente 1% dos estudantes matriculados no último ano do Ensino Médio em escolas estaduais do Rio Grande do Sul apresentam desempenho adequado em matemática, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) no início deste mês. A grande maioria desses alunos (92%) teve atuação abaixo do básico, enquanto 4% atingiram o nível básico e, 2%, o avançado. Os números são resultado da primeira edição de 2022 do Avaliar é Tri — uma avaliação diagnóstica promovida pela pasta desde o ano passado para analisar as perdas de aprendizagem entre os estudantes gaúchos durante a pandemia e as competências pedagógicas que precisam ser reforçadas.

Entre os dias 11 e 15 de março deste ano, 624 mil alunos de 2.147 escolas estaduais participaram da prova. Estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio responderam questões de português e de matemática.

Dificuldade é maior no Ensino Médio

Os resultados mostram que as dificuldades na matemática aumentam conforme o avanço da trajetória escolar. No 2º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, somente 11% dos alunos apresentaram desempenho abaixo do básico. Já no 3º e no 4º ano, esse número salta para 32% e 49%, respectivamente. Na reta final do Ensino Fundamental, 8º e 9º anos, o grupo já representa a maioria: 71% e 80%.

Em língua portuguesa, os dados também são preocupantes, já que apenas 6% dos alunos de cada série do Ensino Médio apresentam desempenho adequado. Ainda assim, a porcentagem de estudantes com atuação abaixo do básico é menor quando comparada aos resultados na matemática: 57% no 1º ano e 62% nas séries seguintes.