Anvisa proíbe alisantes de cabelo por terem substância cancerígena

2015-04-10_190211

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta semana a comercialização de quatro alisantes de cabelo. De acordo com análises laboratoriais, eles continham formol, uma substância que reconhecidamente causa câncer e outros problemas de saúde. A medida incide em todos os lotes de Maxxdonna Profissional Matutinha Máscara 02 Redutora de Volume, fabricado pela G.A.M. A empresa não regularizou o produto e a análise apontou a presença irregular de formol.
Também foi determinada a proibição de todos os lotes de 2 Step Ingel Maxx Premium Forever Liss Professional, fabricado até 31/10/2017 pela ITC Cosméticos. O produto não está regularizado e foi identificada a presença de formol na elaboração. Foi suspenso o lote 054 Forever Liss Botox, da empresa Aguss Insdústria e Comércio de Cosméticos LTDA-ME. A análise de contraprova confirmou a presença irregular de formol. Por último, o lote 5444 Bio Amazônica – Argila Terapia, fabricado por Embratec Envaso LTDA, foi suspenso também. Além de ter sido reprovado na análise de formol, apresentou problemas de rotulagem. Com a decisão, os produtos não devem ser distribuídos, divulgados, comercializados e nem utilizados.
De acordo com a Anvisa, todos os alisantes, inclusive os importados, devem obrigatoriamente ser registrados no órgão, pois podem possuir substâncias proibidas, de uso restrito e em condições e concentrações inadequadas, que podem ser nocivas. “Existem substâncias ativas específicas com propriedades alisantes como ácido tioglicólico, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, hidróxido de lítio, hidróxido de guanidina permitidas pela legislação. Substâncias como formol e glutaraldeído não são permitidos como alisantes. Por isso, antes de alisar os cabelos, verifique na própria embalagem se o produto a ser utilizado está registrado na Anvisa. Produtos Isentos de Registro, que são regularizados por meio de comunicação prévia à Anvisa, não podem ser indicados para alisamento capilar”, indica.

Formol
O formol provoca irritações, dores e até queimaduras na pele e no couro cabeludo. Em contato direto com os olhos, ou quando vira vapor por causa da chapinha, pode gerar conjuntivite ou incômodos severos. A Anvisa ainda alerta o perigo do formol para as vias respiratórias porque, quando inalado, ele irrita toda a mucosa de nariz, boca, faringe e até pulmão, alterando células da região, e abrindo as portas para o desenvolvimento de câncer nessas regiões.