Anvisa interdita dois cosméticos após reações adversas graves devido a uso indevido

2015-04-10_190211

Saiba quais são e como estavam sendo injetados indevidamente em procedimentos estéticos

 

A decisão, publicada nesta semana no Diário Oficial da União, foi tomada após a agência ser controlada pela Vigilância Sanitária de Goiás sobre relatos de reações adversas graves devido ao uso incorreto dos produtos.

Os cosméticos são o Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty e o Fluido Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty . A Anvisa identificou que eles estavam sendo divulgados pela empresa como produtos injetáveis, sem o aval da agência.

A forma de aplicação foi o motivo das reações. Segundo o órgão, a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária investigam a atuação do fabricante para tomar as medidas necessárias.

Uma das consumidoras que teve reações adversas foi uma profissional autônoma, de 29 anos. O caso repercutiu depois que ela foi internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Goiânia, por causa de uma embolia pulmonar causada por um preenchimento no bumbum com o bioestimulador.

A Anvisa explica que os produtos são notificados na agência como cosméticos e que não é permitido que os itens dessa classificação tenham a aplicação injetável . “Para ser injetável, o produto deve estar registrado na Agência como medicamento ou produto para saúde”, diz em nota.