Anvisa determina mudanças nos rótulos dos alimentos; novas regras entram em vigor no próximo domingo

2015-04-10_190211
Consumidores poderão fazer escolhas mais conscientes

Objetivo é melhorar a clareza e a legibilidade dos rótulos para facilitar a informação para o consumidor.

Os alimentos fabricados a partir do domingo, dia 9, seguirão os novos rótulos determinados pela Anvida (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Segundo a agência, a mudança também é para auxiliar a pessoa a fazer escolhas alimentares mais conscientes.

A medida, segundo a presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Maria Edna de Melo, é uma grande conquista, pois ajudará o consumidor a entender de forma mais simples o que há dentro daquela embalagem.

A tabela de informação nutricional passará a ser branca com letras pretas para ressaltar a informação.

Será obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para facilitar a comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem.

Além disso, a tabela deverá ser localizada, em geral, próxima à lista de ingredientes e em superfície contínua – não poderá ser apresentada em áreas encobertas ou de difícil visualização. O número de porções também passa a ser obrigatório.

A principal mudança é a identificação na frente da embalagem, na parte superior, dos produtos com alto teor de açúcar, gordura saturada e sódio que, em excesso, podem fazer mal à saúde.

Mercadorias com prazo de validade mais dilatado e que já estão no mercado vão ter mais para se adaptar, como bebidas em garrafas retornáveis.