Anvisa determina a retirada de sorvetes Häagen-Dazs dos mercados brasileiros

2015-04-10_190211
Os itens importados da França estão sendo recolhidos em todos os países que compraram o lote devido a presença de 2-cloroetanol (2-CE).

Apesar de estar um pouco complicado algém querer, hoje em dia,  desembolsar  quase R$ 50 para consumir um sorvete da baunilha da marca Häagen-Dazs, agora deverá tomar um cuidado a mais.

A General Mills Brasil Alimentos Ltda iniciou o recolhimento voluntário dos lotes do produto com com validade entre 7/7/2022 e 18/7/2023, em embalagem de 415 gramas (473 ml) e 7,7kg (9,46l).

Essa iniciativa foi formalizada na última terça-feira (14) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os itens importados da França estão sendo recolhidos em todos os países que compraram o lote devido a presença de 2-cloroetanol (2-CE).

 

O ingrediente, utilizado na fabricação do sorvete de baunilha possui propriedades que podem causar câncer, alteração genética e danos às células humanas. De acordo com a agência de fiscalização, não há limites residuais aceitáveis para essa substância em alimentos. Ele é derivado da a degradação do óxido de etileno (ETO).

Os produtos começaram a ser recolhidos ao redor do mundo desde o dia 7 de julho. Canadá, China, Singapura e Israel estão na lista de países afetados.

A ação de recolhimento no Brasil faz parte das Boas Práticas de Fabricação da Anvisa. essa atitude é utilizada como uma ferramenta para a retirada imediata do produto impróprio do mercado.

Quem comprou os produtos da marca Häagen-Dazs com as datas de validade citadas devem entrar em contato com a General Mills, através do telefone 0800 031 0707 ou do e-mail sac.haagendazs@genmills.com, para conseguir esclarecimentos, troca ou reembolso do valor gasto na compra do item contaminado.