Amamentação ajude a prevenir anemia e reduz risco de câncer

2015-04-10_190211

Leite materno também ajuda à evitar que o bebê desenvolva doenças 

A amamentação pode ser benéfica tanto para o bebê quanto para a mãe, isso porque o leite materno faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama e ovários.

Além disso, também protege a criança contra doenças, previne a formação incorreta dos dentes e problemas na fala, proporciona melhor desenvolvimento e crescimento, além de ser um alimento completo, dispensando água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida do bebê.

Outra vantagem é que a diminuição do risco de morte de crianças amamentadas exclusivamente até os 6 meses é 41% menor do que de crianças em aleitamento materno predominante, que é quando, além do leite, o bebê é alimentado com água ou bebidas à base de água.

Para o bebê, a amamentação também promove o maior contato com a mãe, melhora a digestão e minimiza as cólicas, reduz o risco de doenças alérgicas, diminui as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma.

Para a mãe, diminui o sangramento no pós-parto, acelera a perda de peso, reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio, evita a osteoporose e protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto.