Alunos sem Enem não podem solicitar o Fies

2015-04-10_190211
Desde 2015, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser um dos requisitos para concorrer ao Fies

Desde 2015, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser um dos requisitos para concorrer ao Fies. Logo, não é possível conseguir o Fies sem o Enem. No entanto, vale qualquer edição do exame a partir de 2010, desde que a nota seja superior a 450 pontos e superior a zero na redação. Além desses requisitos, existe o critério socioeconômico para cada uma das categorias do programa. Para modalidade Fies o estudante não pode ter renda per capta mensal familiar maior que três salários mínimos. Já para modalidade do P-Fies essa renda não pode ultrapassar cinco salários mínimos.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e a sua mais recente modalidade operada pelos bancos, o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) fazem parte dos programas do governo de acesso ao ensino superior. Com eles, brasileiros que desejam ingressar na universidade, mas não têm condições de arcar com o valor das mensalidades durante o curso, pode contratar o benefício e só pagar os valores depois de formado. O Fies abre inscrição no início de cada semestre e, para participar é preciso atender a alguns critérios, inclusive socioeconômicos.

Tenho Prouni parcial, posso usar o Fies?
Estudantes que foram contemplados com uma bolsa de estudo parcial (50%) do Programa Universidade para Todos (Prouni) e não tem como pagar o restante do valor das mensalidades, pode aderir ao Fies para complementar. Nesse caso, sem a necessidade de apresentar um fiador.

Não fiz o Enem, como começar a faculdade?
Quem não fez o Enem, mas ainda deseja começar a graduação pode contar com o Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do País. Com o Educa Mais, é possível conseguir bolsas de estudo de até 70% para estudar nas melhores faculdades, centros universitários e universidades do Brasil. Para conseguir acesse www.educamaisbrasil.com.br e faça a sua inscrição gratuita.

Qual é a renda mínima do Fies?
Além de ter que contar com a nota do Enem para participar, nesse caso vale qualquer edição a partir de 2010, que tenha obtido nota mínima de 450 pontos e superior a zero na redação, também é preciso atender aos critérios socioeconômicos. Para concorrer pela modalidade Fies, os interessados devem ter até três salários mínimos de renda per capta mensal familiar. Já na modalidade do P-Fies os estudantes devem ter renda per capita mensal de até cinco salários mínimos.
O candidato que se declarar como único membro do grupo familiar deverá comprovar rendimento próprio suficiente, devendo a renda familiar mensal bruta, por pessoa, ser igual ou superior a um salário mínimo atual. O candidato que apresentar renda familiar bruta mensal, per capita, inferior a um salário mínimo ou que a renda mensal bruta exceda os 5 salários mínimos por pessoa do grupo familiar não poderá realizar a inscrição para o processo seletivo do Fies e/ou do P-Fies. Com isso, a renda mínima Fies deve ser superior a um salário mínimo.