Alunos do Alfredo Aveline vencem Prêmio Nacional Arte na Escola Cidadã

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Mais uma vez a Escola Municipal Alfredo Aveline recebe um importante reconhecimento, desta vez através do XX Prêmio Arte da Escola Cidadã, que é uma iniciativa nacional parceira da Universidade Caxias do Sul que premia e valoriza o trabalho pedagógico de professores que desenvolvem projetos educacionais ligados à arte. O projeto que foi desenvolvido e orientado pela Professora Milene Albani Petró, junto aos alunos do terceiro ano do ensino médio, na disciplina de Artes levou o primeiro lugar do ranking nacional da categoria (ensino médio).

O prêmio será entregue pelo Instituto Arte na Escola, em uma cerimônia que acontecerá no dia 27 de novembro de 2019, no SESC Consolação (Teatro Anchieta) em São Paulo. Onde os professores premiados receberão 10 mil reais, certificado de participação e uma formação pedagógica em arte, além das Escolas também receberem prêmios.

Tema
De acordo com a professora idealizadora do projeto, o desenvolvimento do tema surgiu após análises de obras de Cildo Meireles, escultor e pintor brasileiro. Para ela, “o artista conduz muito bem a relação entre arte e cotidiano, sobretudo com objetos de grande circulação, utilizados no cotidiano, como é o caso das cédulas de dinheiro”. O artista que é conhecido em todo o mundo cria os objetos e instalações que conduz aqueles que apreciam suas obras, a uma experiência sensorial completa. Os temas mais recorrentes, abordados por Cildo, são a ditadura militar no Brasil (1964 – 1985) e a dependência do país na economia global.

De acordo com a professora: “ao conhecerem o trabalho de Cildo Meireles, os estudantes demonstraram interesse em se aprofundar sobre as ideias do autor, o que me fez refletir em uma proposta que os fizessem pensar na atualidade, desenvolvendo competências e habilidades a partir da realização da ressignificação estética a partir da obra do artista”.
A partir desse interesse, os alunos realizaram pesquisas e desenvolveram cédulas artísticas que circularam fora da escola. Orgulhosa, Milene Petró afirma: “foi gratificante perceber o quando os alunos se dedicaram a entender melhor as relações de pensamento entre arte, valor, dinheiro, circulação de ideias”.

UCS promove qualificação de processos educacionais em Arte
O Prêmio Arte na Escola Cidadã é uma promoção do Instituto Arte na Escola, que, desde o ano 2000, busca identificar, reconhecer e divulgar projetos exemplares na área de Arte em sala de aula. A UCS é um dos pólos dessa rede. Mantido pela Fundação Iochpe, o Polo Arte na Escola UCS existe desde 2003, no Campus 8, com a finalidade de contribuir com a qualificação de processos educacionais em Arte, atuando na mobilização de redes públicas, municipais e particulares de ensino. Nesse sentido, tem fundamental importância o trabalho pedagógico do professor com experiências educativas de qualidade no ensino de arte.

Como contextualiza a coordenadora do Polo Arte na Escola UCS, professora Sinara Maria Boone, o Polo atua na capacitação de professores por meio da oferta de ações de educação continuada e da disponibilização de materiais dos acervos da DVDTeca e da Midiateca do Arte na Escola, estruturas que integram a Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura da Universidade.
“Nossa preocupação está em oferecer oportunidades de atualização para qualificar o ensino da arte. O Programa destina-se a escolas, museus, secretarias de cultura, associações culturais e comunitárias e professores. O trabalho tem resultado na integração de professores e escolas e em inúmeras experiências de qualidade em educação nos últimos anos e é uma alegria para nós termos um Projeto de Ensino da Arte Premiado nacionalmente. É o reconhecimento de que a Arte e Educação de Qualidade existe e deve ser incentivada.”