Também houve reduação na oferta de voos
Devido à alta no preço dos combustíveis no Brasil, houve também aumento no valor das passagens aéreas no país e uma redução na oferta de voos.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o querosene de aviação, derivado do petróleo, responde por um terço dos custos das linhas aéreas e tem mais de 50% de seus preços no Brasil indexados ao dólar.
Em dezembro de 2021, a empresa aérea Latam operou no mesmo nível de voos e ocupação de dezembro de 2019 e projetava que teria um primeiro trimestre de 2022 acima dos níveis pré-pandemia. Na Latam, o movimento será 10% abaixo do projetado e de 2% a 3% inferior ao pré-covid.
A Abear, que reúne Latam e Gol, ressalta que o querosene de aviação já havia acumulado em 2021 alta de 76,2%, “superando as variações do diesel (+56%), gasolina (+42,4%) e gás de cozinha (+36%)”.
O encarecimento do querosene nos curto e médio prazos “poderá frear a retomada da operação aérea, o atendimento logístico a serviços essenciais e inviabilizar rotas com custos mais altos”, além de aumentar os prejuízos das três grandes aéreas brasileiras.