Alimentos que cães e gatos não devem comer

2015-04-10_190211

Confira abaixo a lista de alimentos que podem prejudicar a saúde de seu pet.

Leite e derivados
Como não produzem altas quantidades de lactase, enzima que auxilia na digestão da lactose do leite, cães e gatos desenvolvem intolerância ao alimento. Quando ingerido, o leite pode provocar dores abdominais, náusea e diarreia.

Chocolate e doces
O chocolate contém teobromina, um derivado do cacau que leva à intoxicação grave e até à morte. Já os doces, ricos em açúcar, não só são calóricos: em excesso, podem tornar os pets obesos e diabéticos. Além disso também são responsáveis por formação de tártaro, cáries e até perda do dente.

Café e chá preto
Contêm alcaloides neurotóxicos, como as xantinas, que podem significar alterações cardíacas e neurológicas. É importante evitar o acesso do animal às xícaras dessas bebidas que às vezes são esquecidas pela casa.

Frutas cítricas e outras
As frutas mais ácidas causam problemas digestivos, por isso devem ser evitadas. A maçâ jamais deve ser dada ao animal, pois as sementes são altamente tóxicas para cães e gatos, podendo causa a morte. O ideal é evitar qualquer tipo de frutas, legumes e vegetais em geral.

Noz macadâmia
Tem uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães. Já foram registrados casos de paralisia

Massas cruas de pão ou bolo
O fermento presente nessas massas resulta em gases no trato digestivo do animal, causando dor e desconforto pela distensão do estômago ou das alças intestinais.

Ossos
O cozimento dos ossos de animais altera a estrutura do colágeno, tornando esse tipo de osso mais duro. Se o animal ingerir, corre o risco de ter uma perfuração gastrointestinal, além de trazer dificuldades na digestão.

Frituras e alimentos gordurosos
Pizza, queijos, batata frita e outros itens da alimentação humana não só causam um desarranjo intestinal como podem levar à pancreatite, inflamação do pâncreas que pode acabar em morte do animal.