Alguns nomes antigos de meninas esquecidos

2015-04-10_190211

Se você está sem ideia para nome de menina, aqui vão algumas dicas de nomes antiguinhos para meninas que andam esquecidos

Escolher um nome para seu bebê é sem dúvida uma das decisões mais difíceis a se tomar. Enquanto há uma abundância de nomes populares e comuns lá fora, alguns pais preferem resgatar nomes esquecidos e menos usados para presentear sua filha com uma homenagem cheia de significado, como o nome da sua avó. Ou ainda, se você não quiser literalmente presenteá-la com o nome de Donatella, como a Versace, conheça algumas outras alternativas e seus significados.

 

Nomes de menina em desuso

Esmeralda – É uma pedra preciosa valiosa, por isso esse nome carrega o valor da joia. Costuma ser uma pessoa por quem se tem muito amor, é muito estimada por todos.

Cibele – O nome quer dizer “mão dos deuses” ou “a deusa mãe” e ainda é nome, de acordo com a mitologia grega, da deusa da fertilidade.

Pérola – Símbolo do feminino, que brilha como a lua, pura, forte e constante. É um nome bastante forte e que carrega um significado intenso. A variação latina Perla também carrega o mesmo significado.

Serena – O significado é o mesmo da palavra no português. Indica calma, tranquilidade. Será uma pessoa que saberá resolver problemas sem ser tomada por impulsos.

Catarina – Além de ser o nome de uma mulher que se tornou santa ao ser torturada por se recusar a fazer parte de rituais pagãos, ainda significa, em grego, “mulher pura e casta”.

Odila – De origem italiana, o nome que já foi bastante comum em outras épocas em diversos países de língua latina significa pequeno rio.

Adália – Nome comum de uma flor de jardim, na língua italiana, o nome significa aquela que exala perfume.

Eloá – Com simples sonoridade, o nome não significa nada menos do que “Deus”, que tem como origem o “Eloah”, do hebraico.

Diana – Com origem no latim arcaico, o nome significa “divina” e “aquela que ilumina”. Diana também é o nome da deusa romana da caça. Bastante popular, é usada a mesma grafia em diversas partes do mundo.

Irene – Com origem na palavra grega “eirene”, que quer dizer paz, o nome tem sua variação para indicar “aquela que traz a paz” ou “pacificadora” e ainda era a personificação da deusa grega da paz.

Cecília – Nome dado a uma santa padroeira dos músicos, ainda carrega os significados de “mulher sábia” e “guardiã dos músicos”.

Antonella – Palavra de origem italiana, o nome é também um adjetivo que significa “valiosa”.

Carina – Outro adjetivo italiano, Carina significa aquela que é querida, amada.

Verônica – “Portadora da vitória” e “mulher vitoriosa” são os significados do nome que ainda é relacionado a uma mulher canonizada após morrer por causa de chagas pelo corpo.

Donatella – É um nome também de origem italiana, que significa “dada de presente” ou “presenteada”.

Joana – “Aquela que recebe a graça de Deus” é um dos significados do nome que também é conhecido graças à Joana d’Arc, uma guerreira canonizada somente cinco séculos após sua morte na fogueira.