Alerta de tempestades no oeste do RS; PR e SC também serão atingidos, alerta Defesa Civil Nacional

2015-04-10_190211
Rajadas de vento podem chegar até 100 km/h no leste do RS

A precipitação de chuva poderá ultrapassar 100 milímetros na quinta-feira, 6, no oeste do Rio Grande do Sul.

A previsão indica também ventos fortes no leste do estado, com rajadas em torno de 100 km/h.

Defesa Civil Nacional também fez alerta para previsão de chuvas intensas, hoje dia 5, em todo o Sul do País.

Formada por um corredor de umidade que vem da Bolívia e do Paraguai, associada ao calor e à umidade, a tempestade deverá atingir toda a Região Sul do Brasil até a próxima sexta-feira, dia 7.

Em Santa Catarina e no Paraná, o acumulado deverá ficar em torno de 70 milímetros. A previsão indica, ainda, ventos fortes no leste do Rio Grande do Sul, com rajadas em torno de 100 km/h.

Com isso, há risco elevado de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa e já comunicou as defesas civis estaduais do risco.

A coordenadoria-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional explica que a população deve ficar atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção.

A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando SMS com o CEP do local onde mora para o número 40199. Em caso de desastre, a população receberá um aviso. Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).