Alerta de duas tempestades intensas em um intervalo de apenas cinco dias no RS 

2015-04-10_190211

Múltiplos fenômenos devem impactar o Sul do Brasil a partir deste fim de semana até a metade da  próxima

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta sobre dois eventos de tempestades intensas que devem atingir a região sul do Brasil em um intervalo de apenas cinco dias. Estes eventos, que ocorrerão em um complexo cenário meteorológico, trazem previsões de alto risco de chuvas fortes e tempestades severas.

A segunda semana de julho será marcada por uma atmosfera extremamente instável no sul do país, devido a fatores como a atuação de uma frente fria, uma frente quente, centros de baixa pressão, massas de ar muito quentes e frias, além de uma intensa corrente de jato. Essas condições resultarão em grandes volumes de chuva e alta probabilidade de tempo severo.

A maior instabilidade ocorrerá em dois momentos específicos. O primeiro deles entre sexta-feira (7) e o início de sábado (8), e o segundo ocorrerá entre segunda (10) e quarta-feira (12) da próxima semana. Estes dois eventos, embora distintos em suas características sinóticas, apresentarão riscos de chuvas intensas e tempestades na região meridional do Brasil.

Essas situações não serão similares ao cenário vivenciado nos dias 15 e 16 de junho, quando uma baixa pressão se deslocou do sudeste para a costa do Rio Grande do Sul, gerando um ciclone extratropical próximo à costa e produzindo uma chuva extremamente intensa. No entanto, mesmo sem a semelhança com o evento anterior, estes dois episódios previstos ainda representam um significativo risco à população, devido ao excesso de chuva e tempestades localmente severas.

Esses riscos são válidos para os três estados do Sul, especialmente no evento da próxima semana. Contudo, o perigo de chuvas excessivas com volumes muito altos é maior para o Rio Grande do Sul, onde os acumulados de precipitação devem ser bastante altos.

A MetSul Meteorologia reforça a necessidade da população permanecer atenta aos riscos de fenômenos severos nestes dois episódios de instabilidade, particularmente o da próxima semana, que tem maior potencial de temporais fortes a severos.

Em relação ao primeiro evento, a previsão é que a instabilidade aumente na sexta-feira com o deslocamento de uma frente fria e a formação de um centro de baixa pressão no Nordeste do estado. No sábado, a instabilidade deve atingir sua intensidade máxima entre a madrugada e a manhã, começando a diminuir gradativamente a partir da tarde com o afastamento da área de baixa pressão.