Condições meteorológicas extremamente perigosas que devem atingir a região sul e partes do centro-oeste e sudeste do país desta segunda até quarta-feira
A MetSul Meteorologia alerta para uma situação crítica de clima severo no sul do Brasil nesta semana. Uma série de fenômenos meteorológicos de grande escala estão previstos para impactar a região, com efeitos esperados para se estenderem também ao centro-oeste e sudeste do Brasil.
Início de semana com risco elevado
Os sistemas meteorológicos atuarão por vários dias consecutivos, gerando uma condição que pode ser caracterizada como particularmente perigosa, com a possibilidade de tempestades fortes a severas, chuvas volumosas e enchentes, bem como um ciclone extratropical de grandes proporções com ventos intensos.
Tempestades intensas previstas
Entre segunda e quinta-feira, o sul do Brasil enfrentará condições propícias para a formação de temporais, com possibilidade de chuva localmente forte, raios, granizo e rajadas de vento. Áreas de instabilidade se moverão do Paraná para Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul, com a influência do sistema semi-estacionário aumentando sobre Santa Catarina e o noroeste e norte gaúcho.
Chuva volumosa e enchentes
A MetSul também alerta para a probabilidade de chuvas volumosas na região sul do Brasil nesta semana, com acumulados estimados entre 100 mm e 200 mm em muitas cidades, podendo ultrapassar os 200 mm ou 250 mm em alguns pontos. Esta situação de chuvas excessivas aumenta o risco de cheias e enchentes.
Ciclone à vista
Na quinta-feira, espera-se o desenvolvimento de um ciclone sobre o continente, trazendo mais chuvas e intensificando as condições já severas. Esta frente fria deve avançar por Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, trazendo chuva e tempestades isoladas.
Este cenário difere da previsão da semana passada, quando um centro de baixa pressão trouxe chuva volumosa sem fortes ventanias. Desta vez, as preocupações não se limitam à chuva, mas também ao potencial de ventos intensos e tempestades. A população é aconselhada a permanecer atenta aos alertas e preparada para possíveis transtornos.