Alerta de alto risco de tempestades severas nesta terça-feira

2015-04-10_190211

O que está por vir? Um sistema de baixa pressão avança  da Argentina e Paraguai   intensificando-se ao passar entre o Norte do Rio Grande do Sul ( Serra Gaúcha)  e Santa Catarina.

A MetSul Meteorologia emite um alerta de alto a extremo risco meteorológico para esta terça-feira no Rio Grande do Sul. Uma série de fatores se combinará para provocar chuvas fortes e tempestades severas em áreas isoladas do estado.

O que está por vir? Um sistema de baixa pressão avançará do Nordeste da Argentina e Paraguai para o Sul do Brasil, intensificando-se ao passar entre o Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Este fenômeno, aliado ao ingresso de ar quente em altitude na metade Norte gaúcha e ventos fortes do quadrante Norte, aumentará a instabilidade atmosférica.

Consequências: A combinação de ar quente, baixa pressão e alta umidade resultará na formação de nuvens pesadas em diversas regiões do estado. Estas nuvens, com grande desenvolvimento vertical, trarão chuvas intensas, podendo ultrapassar 50 mm em menos de três horas em vários municípios. Em áreas isoladas, os volumes podem chegar a 100-150 mm.

Riscos Adicionais: A MetSul também alerta para o perigo de tempestades severas, especialmente no Rio Grande do Sul e nas regiões Sul e Leste de Santa Catarina. Com a interação do ar quente e a umidade, temporais intensos são esperados, acompanhados de raios, vendavais e granizo. O granizo é a maior preocupação, e não se descarta que em alguns pontos possa causar danos significativos.