Acervo documental do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves será digitalizado

2015-04-10_190211

Projeto permitirá preservação da história da entidade construída ao longo de mais de 10 décadas.

O acervo documental do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves será digitalizado, visando preservar a história da entidade, que foi construída ao longo de mais de 10 décadas.

A instituição firmou parceira com uma empresa para transformar o acervo para o formato digital, incluindo documentos históricos e a expedição de papéis de uso contínuo do dia a dia da entidade.

O trabalho começou a ser firmado ainda no ano passado, durante a gestão de Rogério Capoani na presidência do CIC-BG. Hoje presidente do Conselho Superior da instituição, ele destaca as facilidades que a digitalização trará para os contextos de acesso e preservação.

“É um legado digital para o CIC, disponibilizando as informações com muito mais velocidade e assegurando que a nossa história seja armazenada, atualizada e segura”, diz Capoani.

A iniciativa também foi saudada pela presidente do CIC-BG, Marijane Paese. Para ela, além de o trabalho dialogar com as práticas mais modernas de administração, simboliza a preservação da memória da entidade e a garantia do acesso a importantes documentos às futuras gerações.

“Digitalizar é uma forma segura de resguardar papéis históricos que dizem respeito não só ao CIC como ao município de Bento Gonçalves. Assim, afastamos quaisquer riscos de perder tais documentos pela ação do tempo, da umidade ou de ocorrências casuais, como um incêndio. Preservar essa memória é também permitir que outras gerações conheçam como era o trabalho do CIC e oferecer como o empresariado, através dos tempos, pensava as soluções para os setores produtivos”, analisa Marijane.