A tinta que cobre madeira, vidro e metal e você faz em casa

2015-04-10_190211

 

 

A tinta que você faz em casa, com  materiais simples e cobre tudo e nao precisa lixar é a revolução para quem gosta de restaurar móveis, ferro e inclusive pintar tecido!!!!

 

Fãs do DIY como você, que se está lendo esse esta reportagem é porque está curioso. Se ainda não conhecia, apresentamos: Chalk Paint é uma pintura decorativa e super versátil a base de giz (ou gesso em pó), com tantas vantagens sobre outros tipos de pintura, que com certeza vai te seduzir.
Muito comum no exterior, a tinta, lá, já vem pronta. Aqui no Brasil   temos o nosso jeitinho: mistura duas partes de tinta à base de água ( pode ser esmalte sintético ou tinta acrílica comum, dependendo do uso final) e uma parte de pasta de gesso (vamos colocar a medida certa mais abaixo)
Esta tinta promete, e cumpre, cobrir tudo em apenas duas demãos. Se você não acredita, faça o teste antes de se aventurar com uma peça grande.

Cera de assoalho  para impermeabilizar

Depois de pronta a peça, exige-se uma camada de cera incolor ( aquela incolor em pasta que vende em supermercado) para dar a proteção necessária. No caso do tecido é dispensável, a não ser que você queira impermeabilizar com produto específico para tecido (Na reportagem abaixo o passo a passo)

Vantagens da Chalk Paint

1.É uma tinta a base de água, por isso limpa-se facilmente e não é nada complicada de aplicar.
2. Pinta todo tipo de superfície! Sim, sim, isso mesmo que você leu… Serve para pintar qualquer tipo de material (madeira, metal, vidro, plástico, tecidos…) o que é estupendo porque economiza tempo e dinheiro devido ao fato de não ter que comprar diferentes tintas, pinceis e produtos para cada projeto.
3. É ecológica e sem cheiro, não causa danos ao meio ambiente e não tem cheiro nenhum! Assim você evita o mal-estar que produz outros produtos sintéticos mais tóxicos e contaminantes
4. É densa e espalha facilmente, assim que com um pote grande de tinta poderá pintar móveis até cansar.
5. Pode definir a textura do acabamento com uma simples lixa ( se quiser deixar com aspecto acetinado, uma lixa fina para finalizar, de leve) e fica muito bem…
6. Não é necessário  pré lixar o móvel para pintá-lo ( mas se quiser tirar um pouco do brilho, nada que uma lixa fina rapidinha não resolva)! Você somente precisa preocupar-se com a parte criativa e evita o passo mais sem graça e chato de todos, ter que lixar e/ou decapar a pintura velha de um móvel para pintá-lo.

Tons pasteis vintage

A tinta que reúne a melhor gama de cores pastel e vintage, já que  dição do pó de giz, ou  gesso em pó, dá um tom  esmaecido em cada tinta).E isso porque é uma tinta pensada precisamente para decorar e renascida em pleno “boom” de tudo o que tem a ver com a decoração vintage, shabby chic e o estilo nórdico…
Além disso, permite obter diferentes tipos de acabamentos.

Explico, se depois de pintar você passar uma lixa fina suavemente pela superfície conseguira um acabamento acetinado delicioso ao tato e ao olhar.
Se pelo contrário, você gosta do tato poroso da tinta sem lixar, também pode deixá-la assim. E para conseguir o famoso efeito desgastado de forma simples, depois de pintar o móvel, você somente precisa lixar com um pouco mais de força nas esquinas, e assim, deixar que apareça a madeira original.

Como pintar
com Chalk Paint

Acha sem graça ter que pintar sempre seguindo a mesma direção para que não fique marcas? Seus problemas acabaram porque com a Chalk Paint, quanto mais pinceladas der em todas as direções, melhor! Por isso, os pincéis ideais para pintar com Chalk Paint são os redondos com muitas cerdas. Se quiser ver como faz diferença com a Chalk Paint.
É recomendável utilizar 2 camadas de tinta e depois de secar decidir se quer lixar a superfície com um acabamento acetinado ou deixá-la com textura.
Para fazer um efeito de pátina ( que já não está tão em alta), quer dizer, que apareça uma cor embaixo da outra, passe uma camada da primeira cor, e outra em cima com a cor que quiser que predomine. Depois, encere e lixe suavemente para que apareça a cor de baixo.
Se quiser conseguir um efeito de “madeira lavada” somente precisa diluir a tinta em água. E claro, nesse caso a madeira tem que estar lixada ao natural

As ceras e vernizes
para proteger os móveis

As ceras são fantásticas porque protegem e impermeabilizam o móvel, dão uma textura suave e um brilho muito natural. Se aplicam com pincel ou com um tecido de algodão ( ou estopa), em um processo que assemelha-se com o de lustrar os sapatos.
Depois de aplicada, deve-se deixar descansar 15 minutos e depois, esfregar suavemente com um tecido de algodão para tirar os restos e polir a superfície
Além disso,  você pode usar cera transparente ( de assoalho, em pasta, vendida em  supermercados) e cera escura para poder criar o efeito envelhecido que tanto gostamos nos móveis. Ambas ceras são espetaculares, é questão de ir experimentando.
E se quiser que o móvel tenha uma maior proteção porque estará exposto ao tempo ou será uma superfície que receberá muito impacto, recomendamos utilizar o verniz a base de água, que dará um acabamento mate e acetinado muito natural.

 

Como fazer a tinta

Com a tinta acrílica branca (  que é bem mai em conta)  você compra tingidor  ( tem em loja de tinta a custo de R$ 7) nas cores  desejadas. Se quiser um azul forte compre azul + preto e vá pingado dentro da tinta e mexendo  bem para deixar bem misturado. Lembrando que a cor deve ficar mais forte do que você quer, pois  para uma lata de 3,6l de tinta vai DOIS copos de  gesso em pó já diluído e peneirado.  Mais ou menos é esta a proporção.

Você dilui a porção de tinta que acha que vai  precisar, de acordo com as instruções do fabricante, pinga as cores  e mexe até formar a cor desejada , depiis acrescenta a mistura de água e  pó de gesso e mexe bem para homogenizar. A sugestão é fazer um teste com pequena porção.

Faça um este de  pintura em baixo do  móvel, deixe secar e veja se a cor é a desejada.

DICA de especialista: misture  meio copo de cola Cascorex forte já diluída em um pouco de água para a tinta ficar impermeável. Esta dica você pode usar para odas as pinturas.  nem precisa ser a Chalk Paint

*poste em nossas reportagens das redes sociais as suas “artes. vamos gostar de ver*

 

Confira  as sugestões do que você pode fazer já nesta semana em nossa galeria de fotos