A pandemia e os seus responsáveis

2015-04-10_190211

Colunista: AMIN RECHENE JUNIOR- Advogado especialista em direito e processo do trabalho e coach de empresas.

É praticamente inevitável associar a proliferação do vírus chinês com todos os assuntos de quase todas as ordens. E isso pelo simples fato, de que atinge a todos e a tudo mesmo. É impressionante o quanto ouvimos as palavras: covd-19, corona vírus, pandemia etc.

Há os que criticam a “politização” da doença chinesa. Todavia, entendo ser completamente indissociável. Por isso vamos elencar os reais responsáveis por todo caos gerado pela covid-19.

Em primeiro lugar, temos a proliferação de um vírus o qual foi criado / originado em uma República comunista e se alastrou para o mundo inteiro, gerando incontáveis mortes, doenças, colapsos nas economias por conta das paralisações. E com isso o governo desse mesmo país, por meio de empresas públicas compraram várias empresas dessas nações devastadas pela doença mortal difundida pelos próprios orientais. É como juntar espólio de guerra.

Além disso, é no mínimo interessante que a China tivesse milhares de EPI’s a pronta entrega para vender as nações devastadas pelo vírus que os próprios chineses espalharam. E mais recente, quando o mundo estava mergulhado no caos, também, os “heróis” chineses aparecem com uma vacina para resolver os problemas de todos.

É tão difícil imaginar que tudo isso já era de caso pensado? Na história das nações comunistas sempre foi comum agirem ao revés do pensamento judaico – cristão. Vale lembrar as ações mortíferas de Lenin e Stalin, bem como, do próprio Mao Tsé Tung – ditador chinês que matou milhares que se levantaram contra seu regime político e econômico. Parece reprise.
É verdade que hoje a China não é mais socialista, porém, a ditadura comunista está cada vez mais fortalecida. E isso pelo entendimento de que o capitalismo e o dinheiro que ele gera sustenta a famigerada ditadura vermelha. Enquanto isso, a grande mídia tenta vender a falsa narrativa de quem é o “verdadeiro” culpado. Patrocinada pela esquerda, aqui no Brasil, os veículos de comunicação que perderam em muito suas verbas publicitárias do governo federal, querem a todo custo imputar tal responsabilidade a um presidente e sua gestão.

O Governo Federal teve seus poderem esvaziados quanto a gestão da pandemia no Brasil, por decisão dada pelo STF. Eu já expliquei aqui nessa coluna tal decisão inconstitucional da corte, porém, ao ser aplicada, delegou tais poderes de gestão aos Estados e Municípios.

Aqui entramos na responsabilização secundária, o que na minha opinião deve ser dividida em duas partes: uma do Supremo Tribunal Federal, dos Estados e Municípios.

O Supremo vai de encontro a chamada competência concorrente prevista na Constituição Federal, buscando enfraquecer as ações do Presidente da República. A responsabilização se torna mais grave, quando os bilhões de reais do Governo Federal destinados ao combate do vírus chinês, são desviados, compras de respiradores são superfaturadas. A Policia Federal instaurou o inquérito do COVIDÃO, que já atinge governos de 9 Estados, indiciados por desviarem as verbas federais destinadas ao combate do corona vírus. Sendo o Governador do Rio de Janeiro já afastado do cargo pela ALERJ.

Alguns dizem que a busca de culpados, nesse momento, não vai ajudar em nada a resolução do problema, todavia, acredito que a justiça é irmã siamesa de direitos básicos e fundamentais, como o da saúde.