Inovação é tema de oficinas promovidas pelo Inova Bento, do CIC-BG, que já passaram por cinco dos oito municípios do projeto; Fórum Regional será realizado em outubro, em Bento Gonçalves.
Estudantes do ensino médio de cinco municípios da Serra Gaúcha já participaram das primeiras atividades do Hub de Inovação Regional da Serra Gaúcha, projeto liderado pelo Inova Bento e executado pela UCS Bento com recursos da Consulta Popular.

Desde maio, as oficinas de Criatividade e Empreendedorismo e de Modelagem de Negócios passaram por Veranópolis, Flores da Cunha, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Nova Prata.
A primeira etapa ainda será realizada em Guaporé, Garibaldi e Farroupilha, completando os oito municípios participantes.
A proposta é levar aos estudantes ferramentas para identificar problemas do cotidiano, reconhecer oportunidades e desenvolver ideias capazes de gerar soluções. As atividades também aproximam os jovens de empreendedores de suas próprias comunidades.
Estudantes desenvolvem ideias a partir da realidade local
Em Bento Gonçalves, a oficina de Criatividade e Empreendedorismo foi realizada no início de agosto por Bianca Carteri e Beatriz Somacal.
A atividade contou com a participação do diretor acadêmico da UCS Bento, Maurício Schafer; do presidente do Inova Bento, Vicente Tomasi; e do empreendedor Vinicius Bortoli Buffon, que apresentou aos estudantes sua trajetória profissional.
Para Vicente Tomasi, presidente do Inova Bento, o projeto busca apresentar o empreendedorismo como uma possibilidade profissional, mas também desenvolver habilidades que podem ser aplicadas em diferentes carreiras.
“É um projeto que investe no futuro da região, apresentando o empreendedorismo como uma possível carreira, mas também mostrando como criatividade, iniciativa, colaboração, pensamento crítico e capacidade de identificar oportunidades podem fazer diferença na trajetória profissional de cada um”, afirma.
Fórum reúne região em outubro
O projeto recebeu R$ 432.142,86 por meio da Consulta Popular de 2023, através da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT).
Parte dos recursos será destinada ao Fórum de Inovação, marcado para os dias 6 e 7 de outubro, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG).
Com o tema “Do conhecimento à transformação”, o encontro terá programação voltada a inovação, tecnologia e futuro, reunindo representantes de diferentes municípios da região.
Entre os convidados está Gil Giardelli, referência nacional nos debates relacionados à inovação e às transformações tecnológicas.
A programação completa e as informações sobre inscrições ainda serão divulgadas. O fórum será aberto à participação de interessados de toda a Serra Gaúcha.
Professores serão capacitados em 2027
A segunda frente do Hub está prevista para 2027 e terá como público professores e lideranças comunitárias dos oito municípios.
A proposta é capacitar multiplicadores para levar os conhecimentos trabalhados pelo projeto para dentro das escolas e comunidades, ampliando o alcance das ações depois do encerramento das atividades previstas inicialmente.
“Queremos ampliar o impacto das ações para além do período de execução”, afirma Tomasi.
Segundo o presidente do Inova Bento, a intenção é consolidar uma rede regional capaz de estimular a inovação de forma integrada entre os municípios da Serra.
“Precisamos ampliar a capacidade da Serra de inovar de forma colaborativa”, destaca.





