Medellín inspira debate com especialistas sobre inovação e desenvolvimento urbano

Medellín inspira debate com especialistas sobre inovação e desenvolvimento urbano

Palestra gratuita do CIC-BG ocorre nesta quarta-feira (4), com especialistas internacionais que apresentarão experiências de transformação urbana da cidade colombiana

A experiência de Medellín, na Colômbia, em planejamento urbano, inovação e desenvolvimento será apresentada nesta quarta-feira (4), em Bento Gonçalves. A palestra “Cidades e Prosperidade: o que Medellín pode nos ensinar?” é promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), por meio do Qualifica Bento, das 17h às 19h, na sede da entidade.

https://chat.whatsapp.com/CFY99kMyKUWFUx0SP47Ain

A participação é gratuita, mediante inscrição. O encontro terá a presença dos especialistas internacionais Jean-Édouard Tromme e Santiago Uribe Rocha, diretor do Escritório de Resiliência de Medellín, ligado à Fundação Rockefeller.

Conhecida internacionalmente pelos elevados índices de violência registrados nos anos 1990, Medellín passou por uma transformação que a tornou referência em planejamento urbano. A cidade integrou mobilidade, educação e inovação em regiões vulneráveis, utilizando políticas públicas para aproximar comunidades e ampliar oportunidades.

Entre as iniciativas que marcaram essa mudança estão os teleféricos integrados ao metrô, que conectam bairros das encostas ao centro, as bibliotecas parque instaladas em comunidades periféricas e o distrito de inovação Ruta N.

O conjunto de projetos levou Medellín ao primeiro lugar no concurso City of the Year, em 2013, organizado pelo Wall Street Journal, Citigroup e Urban Land Institute. Em 2016, a cidade também recebeu o Prêmio Lee Kuan Yew de Cidades, concedido por Singapura.

Especialistas internacionais

Jean-Édouard Tromme é mestre em População e Desenvolvimento pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. Com mais de duas décadas de atuação em cooperação internacional e desenvolvimento, trabalhou em projetos de consultoria para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Sebrae e outras instituições.

Santiago Uribe Rocha é antropólogo, mestre em Cidades pela London School of Economics e dirige o Escritório de Resiliência de Medellín. Também atua como assessor do Banco Mundial e do Tokyo Development Center.

Para o presidente do CIC-BG, Daniel Panizzi, a experiência colombiana demonstra como planejamento, participação comunitária e articulação entre poder público e iniciativa privada podem contribuir para o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida.

A iniciativa conta com apoio do InovaBento, Bento +20 e Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Cultura.

Serviço

Palestra: Cidades e Prosperidade: o que Medellín pode nos ensinar sobre inovação, transformação urbana e desenvolvimento?

Data: quarta-feira, 4 de novembro

Horário: das 17h às 19h

Local: CIC-BG, Bento Gonçalves

Entrada: gratuita, mediante inscrição

Informações e inscrições: (54) 99113-1106 e (54) 2105-1999 ou inscrição on-line.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – aurora
AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – aurora
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin