Estudante de Carlos Barbosa foi convidado para a World Invention Creativity Olympic, na Coreia do Sul, e busca recursos para custear passagem aérea
O jovem pesquisador Victor de Moura, de 18 anos, morador de Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, foi convidado a representar o Brasil na World Invention Creativity Olympic (WICO), considerada a maior olimpíada mundial de inovação e engenharia, que será realizada em Seul, na Coreia do Sul. Um dos primeiros sul-americanos a participar do evento, o estudante de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) criou uma vaquinha online para arrecadar recursos e viabilizar a viagem.
A trajetória de Victor na ciência começou ainda no ensino médio, na escola pública, quando descobriu na engenharia uma ferramenta de transformação social, ambiental e humana. Desde então, a pesquisa científica passou a integrar seu projeto de vida, levando-o a representar a escola, o município, o Estado e o país em eventos científicos nacionais e internacionais.
Além da graduação, Victor possui formação técnica em Eletromecânica pelo Senai e, em março, também representará o Brasil na Exporecerca Jove (MAGMA), em Barcelona, na Espanha, como representante oficial da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC).
Projeto de reciclagem de plásticos
O projeto que garantiu o convite para a WICO surgiu da observação de um problema recorrente na indústria e na sociedade: a dificuldade de reciclar determinados tipos de plásticos, como o polipropileno, amplamente utilizado em embalagens e produtos industriais.
A pesquisa busca desenvolver uma solução mecânica simples e funcional para tornar o processo de reciclagem mais eficiente, seguro e padronizado. A proposta também considera o fator humano, já que grande parte da reciclagem ainda depende de processos manuais, muitas vezes realizados em condições precárias. O objetivo é melhorar as condições de trabalho, reduzir falhas e aumentar a qualidade do material reciclado, alinhando-se aos princípios da economia circular.
Reconhecimento científico
O projeto teve início em 2023, em sala de aula, e, após 18 meses de desenvolvimento, conquistou o segundo lugar na Mostra Científica de Carlos Barbosa. Em 2024, alcançou destaque internacional ao conquistar o primeiro lugar na área de Engenharia Ambiental na Mostratec, a maior feira científica da América Latina.
Roteiro Caminhos de Pedra cresce 75% e recebe mais de 482 mil visitantes
Na sequência, Victor obteve o segundo lugar na INFOMATRIX Brasil – Final Sul-Americana e na Mostra Científica Latino-Americana (MCL), no Peru, além de receber duas condecorações de excelência em pesquisa científica pela ABRIC.
Pedido de apoio
A participação na WICO representa a oportunidade de levar um projeto desenvolvido na educação pública gaúcha a um dos maiores palcos mundiais de inovação. O estudante afirma que o custo da passagem aérea é o principal obstáculo para a viagem e busca apoio financeiro para viabilizar a participação.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS PELO CANAL DO WHATSAPP
Como contrapartida, apoiadores poderão ter suas marcas divulgadas em materiais de apresentação, banners e registros institucionais, associando-se a um projeto brasileiro reconhecido internacionalmente nas áreas de ciência, inovação e sustentabilidade.





