Receita Federal antecipa restituição de IR: quem não recebeu está na malha fina?

O Fisco antecipou o cronograma e concluiu todos os depósitos previstos para o ano. Entenda o que pode ter acontecido se você ainda não recebeu sua restituição.

A Secretaria da Receita Federal anunciou a conclusão antecipada do calendário de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025 (ano-base 2024). Previsto inicialmente para ser pago em cinco lotes, com o último depósito em setembro, o Fisco informou que todos os valores já foram liberados até este mês de agosto.

Segundo o órgão, a “eficiência no processamento das declarações” permitiu que os depósitos fossem concluídos antes do previsto. No total, foram pagos R$ 36,9 bilhões em restituições, atendendo a 22,67 milhões de declarações.

 

O que fazer se você não recebeu

 

A Receita Federal alertou que os contribuintes que entregaram a declaração no prazo, mas não receberam a restituição, provavelmente caíram na malha fina. Isso significa que a declaração foi retida para verificação devido a inconsistências ou erros.

Para saber a situação exata da sua declaração, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, ir em “Meu Imposto de Renda” e consultar o “Extrato do Processamento”. Se for identificada alguma pendência, é possível retificar a declaração e corrigir as informações para liberar a restituição.

 

Cronograma de pagamentos (original e realizado)

 

O calendário inicial de restituições do IRPF 2025 era:

  • 1º lote: 30 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 29 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro (não foi mais necessário)

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin