Novo tratamento contra o câncer no cérebro apresenta resultados promissores

2015-04-10_190211

O médico Paul Mulholland, especialista em câncer cerebral da University College London (UCL), desenvolveu um tratamento que tem se mostrado promissor na cura da doença. Esse tratamento combina o uso de um medicamento, com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

Segundo o jornal Daily Mail, alguns pacientes diagnosticados com câncer cerebral já obtiveram sucesso com essa abordagem. O medicamento ipilimumabe, que já está disponível no NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) para o tratamento de melanoma (câncer de pele), câncer de pulmão e câncer de bexiga, pode intensificar a resposta imunológica e reduzir o tumor.

De acordo com a reportagem do tabloide britânico, um caso representativo é o da empresária Sara Sjölund, submetida em 2023 à imunoterapia, após os tratamentos convencionais não terem sucesso. Após a abordagem de Paul Mulholland, os exames da paciente mostraram que o tumor estava “inativo”, de acordo com o médico. “Não está fora de questão que isso possa ser uma cura”, disse Mulholland.

No entanto, outros especialistas alertam que é preciso cautela antes de afirmar que esse tratamento é uma cura definitiva para o câncer.