A chegada de novo bebê pode deixar primogênito agressivo

2015-04-10_190211
Chegada de um novo bebê na família pode causar ciúmes do primogênito

A chegada do segundo bebê da família é motivo de alegria, e pode ser planejada ou não. O mais difícil de lidar é com o ciúme do primogênito, porque apesar de pedirem um irmão ou irmã, eles podem reagir de modo agressivo. Outros relatos comuns são os pedidos de chupeta e fralda, etapas que já foram deixadas para trás.
Para os pequenos, o nascimento de um irmãozinho surge como uma ameaça de perder o amor e o carinho de seus pais, já que até agora todas as atenções eram voltadas para eles. A palavra compartilhar vai ser colocada em prática mais do que nunca, pois eles terão que dividir a atenção.
Até mesmo as crianças maiores, que demonstram alegria com a chegada do bebê, podem acabar tendo reações negativas, principalmente por causa do comportamento dos familiares. É preciso elogiar não apenas o bebê, assim como também o primogênito e inclui-lo nas atividades. A rotina também deve ser alterada o mínimo possível.
Psicólogos sugerem que as mudanças sejam feitas de modo gradual, e não repentinas. E a repreensão dos pequenos deve ser dada de modo igual, para que nenhum se sinta inferior ao outro.

Dicas para evitar atritos entre os irmãos
Estimule o primogênito a tocar na barriga e demonstre carinho por essa interação entre ele e o filho que ainda nascerá.
Inclua o mais velho na preparação para a chegada do bebê: mostre as roupinhas quando começar a montar o enxoval e peça a opinião dele em relação aos objetos do quarto, por exemplo.
Seja tolerante com as possíveis reações negativas, mas sem perder o controle da situação.
Mantenha atividades e brincadeiras para serem feitas exclusivamente com o filho mais velho. O espaço dele dentro da rotina da família deve ser preservado.
Evite mudanças significativas, como troca de escola e retirada de chupeta, mamadeira ou fralda.
Elogie atitudes positivas.